Está previsto para iniciar no mês de agosto, na Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, as práticas de Equoterapia, através do projeto de extensão “Equoterapia – Uma ação interdisciplinar no Município de Palmeira das Missões”. O projeto, também chamado de Equo-Missões, visa a cura através do cavalo e é conduzido pelo Grupo de Estudos em Produção de Equinos (GEPEQ) da UFSM-PM, juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.
Segundo a professora Jaqueline Schneider Lemes, coordenadora do projeto, a Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial (medicina que estuda a causa e a evolução das doenças considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais) de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais.
Dessa maneira, conforme a docente, o projeto visa executar atividades equoterápicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades nas áreas educativas e biopsicossocial. “A sistematização das sessões é conduzida pela equipe multiprofissional da APAE, de acordo com as possibilidades de cada praticante e com a aptidão terapêutica de cada cavalo. Os discentes da UFSM, bolsistas e voluntários do projeto são responsáveis pela alimentação, manejo diário dos animais, bem como pela condução do cavalo terapeuta durante as sessões”, explica Jaqueline.
No dia 29 de junho, foi realizado no Setor de Equideocultura da UFSM-PM, um treinamento com os profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira das Missões. Na ocasião, cinco profissionais da APAE, entre eles a psicóloga, as pedagogas, o fisioterapeuta e a fonoaudióloga conheceram as atividades que estão sendo realizadas com os equinos para o treinamento das práticas de Equoterapia, as quais tem data prevista para iniciar no mês de agosto.
Interessados em saber mais sobre o projeto, podem entrar em contato pelo telefone (55) 9 9677-9361 ou pelo perfil no Instagram, @equo_missoes.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM