O Laboratório de Nutrição Animal e Laboratório de Piscicultura da UFSM campus Palmeira das Missões fizeram uma parceria para a realização de pesquisas sobre o uso de insetos na nutrição animal, mais especificamente, sobre a utilização da larva tenébrio (uma larva que se refere à fase jovem de um besouro) como ingrediente da ração de peixes.
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Produção de Insetos Alimentícios (GEPPIA), coordenado pelo docente Rodrigo Borille, deu início à pesquisa que busca gerar um produto de alta qualidade para ser introduzido na nutrição de animais. O pesquisador trabalha com a espécie Tenebrio molitor, uma larva que se refere à fase jovem de um besouro. O objetivo é estudar os insetos como alternativas inovadoras e sustentáveis para a nutrição animal. Próximo ao Laboratório de Nutrição Animal, onde atua Rodrigo, fica o Laboratório de Piscicultura – também localizado no campus de Palmeira das Missões. Nele, a pesquisa sobre o uso do tenébrio entra em nova fase: os testes em ração de peixe. O estudo é coordenado pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Rafael Lazzari, e tem como objetivo usar o tenébrio como fonte alimentar para peixes a partir das rações.
As pesquisas realizadas nos dois laboratórios foram pauta da Revista Arco, uma Revista Científica da Universidade Federal de Santa Maria.
Todos os dados e resultados alcançados até então pelos pesquisadores estão na reportagem a seguir, confira:
Uso de insetos na nutrição animal: caminhos para inovação e sustentabilidade