O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade e o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, promoveram, no dia 17 de março, o I Seminário da Pós-Graduação: Internacionalização, Interdisciplinaridade e Impacto Social.
Na parte da manhã, ocorreu uma roda de conversa com o tema “Internacionalização da Pós-Graduação: Possibilidades e desafios” com o palestrante professor Manuel Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, mediada pelas professoras Marta Cocco e Rosani Marisa Spanevello.
Na parte da tarde, ocorreu a conferência “Violência contra mulheres: Panorama de Portugal” com o professor Manuel Lisboa e, após, aconteceu uma roda de conversa com o tema “Violência contra mulheres: produção do conhecimento, políticas públicas e ações de enfrentamento” com os participantes professor Manuel Lisboa, Doutoranda Luciane Stochero (FIOCRUZ), Advogada Caroline Garcia Tasso e Sindimara Ribeiro (Sindicato dos Trabalhadores Rurais – PM) junto com as mediadoras professora Marta Cocco e professora Rosani Marisa Spanevello. “Durante um dia, em uma conferência e duas rodas de conversa, alguns temas importantes foram abordados, a fim de aproximar as vivências a nível de Pós-Graduaçäo, na dimensão da interdisciplinaridade e da internacionalizaçäo. Na parte da tarde o tema da violência esteve em debate, colocando em diálogo a experiência portuguesa do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG/CICS.NOVA), da NOVA FCSH–Universidade Nova de Lisboa e a atividade do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa do campus de Palmeira das Missões, da Universidade Federal de Santa Maria, com a participação de docentes, alunos e alunas, sindicatos e ONG. O combate e prevenção deste grave problema social passa pela articulação entre o conhecimento científico produzido na universidade, tanto no ensino como na pesquisa, as políticas públicas e o envolvimento das organizações da sociedade civil, tais como ONG, sindicatos e outras, que trabalham diariamente com as pessoas na resolução dos seus problemas”, afirma o professor Manuel Lisboa.
Participaram do seminário docentes, discentes, técnico-administrativos em educação, pesquisadores e a população geral. “Foi um diálogo enriquecedor, com a troca de experiências, vivências comprometidas, científica e civicamente, e um sonho feito ação na luta por uma sociedade mais justa, onde as mulheres não sejam discriminadas pelo facto de serem mulheres. Agradeço o convite da Universidade, em especial a professora Marta Cocco da Costa na qual tenho contato de longa data, visto sua preocupação com os problemas sociais das mulheres da região, particularmente as mais vulneráveis, e o seu empenhamento em os resolver, através do conhecimento científico e do envolvimento de todos os agentes da sociedade”, completou o pesquisador do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG/CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
Para conferir as fotos do evento clique aqui.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM