Na última segunda-feira (20), a Universidade Federal de Santa Maria iniciou o ano letivo de 2023. Em Palmeira das Missões, a Semana de Recepção Institucional foi realizada para receber calouros, veteranos, servidores e colaboradores. Durante o evento, diversas atividades de integração entre a comunidade acadêmica foram realizadas, como Rodas de Conversas, Bate-papos, sorteio de brindes, Tour pelo campus, música ao vivo e Recepção Institucional com a presença do Reitor da UFSM, professor Luciano Schuch.
Além dos estudantes veteranos, o campus recebeu os calouros dos cursos de Administração Diurno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia. Glenda Tainara Camilio da Silva, 19 anos, do município de Panambi, ingressou no curso de Enfermagem. Segundo a caloura, a emoção é grande por ser a primeira da família a ingressar no Ensino Superior e por estar realizando o sonho de tornar-se enfermeira. “A primeira semana foi incrível, bastante atividades para integrar os alunos recém chegados. O que mais me chamou atenção foi a organização das atividades, a diversidade entre as pessoas e perceber que a instituição acolheu todos da mesma maneira. Minha expectativa é conseguir adquirir conhecimento e poder compartilhar com todos ao meu redor, e estar preparada para futuramente colocar em prática”, completou a estudante.
Na quarta-feira (22), a UFSM-PM realizou a Recepção Institucional no Largo de Eventos, em frente ao prédio 01, que contou com a presença de toda a comunidade acadêmica. Durante sua visita no campus, o reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, conversou com os estudantes, docentes e servidores e ressaltou a integração que a instituição tem na comunidade local e regional e a expectativa para este ano letivo. “Esperamos um ano com mais tranquilidade para trabalhar, com um governo que começa a acreditar um pouco mais na nossa universidade. A gente espera que tenha mais recursos para podermos investir na qualidade dos nossos cursos. Uma grande discussão também é sobre a possibilidade de expansão da nossa unidade aqui de Palmeira das Missões, uma discussão que estamos tendo junto ao Governo Federal, pois voltamos agora a ter um governo que acredita na educação como um caminho da transformação”, afirmou.
Schuch ainda destacou que a Instituição está discutindo, internamente, a criação de um novo curso no campus, que seria o curso de Biomedicina. O reitor falou, ainda, da possibilidade do Hospital Regional se tornar um Hospital-Escola, em que a universidade, juntamente com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fariam a gestão do hospital nos mesmos moldes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). “Esse projeto já está junto ao Governo Federal e é um grande plano de desenvolvimento para essa região. São expectativas muito boas que a gente tem para este ano e para os próximo anos também”, finalizou.
O reitor ainda fez um convite para que a comunidade de Palmeira das Missões possa, cada vez mais, viver a universidade. “Venham conhecer a nossa universidade, venham interagir e tragam também seus filhos para conhecer e estudar na nossa universidade que é de muita qualidade, pública, gratuita e que interage com a sociedade”.
O diretor da UFSM campus Palmeira das Missões, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, ressaltou o grande desafio que é estar à frente da gestão de uma Instituição como a UFSM-PM. “A cada ano é um novo desafio, mas nós estamos preparados para dar conta de todas as demandas dos estudantes que vêm do Brasil todo. Nós precisamos prever salas de aula, material, equipamentos, professores, disciplinas, Casa do Estudante, que é o nosso grande desafio hoje, pois as duas unidades que temos atualmente não abrigam todos os estudantes que têm necessidades, então é um desafio a cada dia”, comentou.
O diretor também lembrou que a universidade é de toda a comunidade e convidou para que o público externo possa se sentir em casa e visitar o campus durante a semana e também nos finais de semana, como forma de lazer. “A comunidade de Palmeira das Missões e região precisa estar muito ciente que aqui em Palmeira das Missões nós temos uma Universidade Federal, de alta qualidade com cursos muito bem conceituados, cursos de graduação, cursos de pós-graduação, nível de Mestrado, e são totalmente gratuitos para toda a comunidade dessa grande região”.
Segundo Luiz Anildo, a expectativa da Unidade é que, nos próximos dois anos, sejam abertos mais dois cursos noturnos e que este projeto de expansão do campus já está em andamento. “O crescimento diferenciado da universidade deverá acontecer após a conclusão do Hospital Público Regional. A partir do momento que tivermos o funcionamento do Hospital Público Regional, nós poderemos ofertar outros tantos cursos da área da saúde. Hoje, nós temos, na área da saúde, Nutrição e Enfermagem, e nossa intenção é abrir Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, inclusive Medicina”, frisou o diretor.
Interessados em conhecer mais sobre a UFSM campus Palmeira das Missões e tirar dúvidas sobre a forma de ingresso, podem entrar em contato através do e-mail campuspalmeira@ufsm.br ou pelo telefone (55) 3742-8800.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM
Colaboração: Ramon Mendes
Confira mais momentos da Semana de Recepção Institucional na Galeria abaixo: