Na última quinta-feira (30) o Departamento e o Curso de Ciências Econômicas da UFSM – PM recebeu o Exmo. Sr. Gustavo Bruschi, Juiz de Direito Titular da Primeira vara Cível da Comarca de Palmeira das Missões/RS, em solenidade oficial da instalação do Escritório de Práticas Periciais, voltado a capacitar os discentes do Curso de Graduação em Ciências Econômicas a atuar na área de Perícia Judicial Econômico-Financeira.
Após as boas-vindas, o docente Nilson Luiz Costa (Chefe do Departamento de Ciências Econômicas) discorreu sobre a importância do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM e o TJRS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul). Do mesmo modo, o docente Carlos Gilbert Conte Filho (Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas) e o docente Daniel Ângelo Sganzerla Graichen (Vice-Diretor do Campus Palmeira das Missões) se manifestaram destacando a importância das ações e parcerias entre a Universidade, a comunidade e o Poder Judiciário.
Iniciada a palestra, o Exmo. Sr. Gustavo Bruschi, Juiz de Direito Titular da Primeira vara Cível da Comarca de Palmeira das Missões/RS discorreu sobre as interfaces existentes entre a justiça e as diversas áreas da ciência, dando ênfase principalmente às questões que envolvem o Direito e a Economia. Contextualizou, portanto, as oportunidades existentes para os economistas atuarem na área de perícia judicial.
Após a palestra, o perito Economista Gesiel da Silva Moura, egresso da UFSM (campus Palmeira das Missões) foi convidado a fazer parte da mesa oficial e discorrer sobre os aspectos relacionados ao início da atividade como perito e a importância da Comissão de Auditoria, Avaliação e Perícias Econômico-Financeiras (CAAPE) junto ao Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS). Neste momento, em um diálogo aberto e dinâmico, o Dr. Gustavo Bruschi e o Perito Economista Gesiel da Silva Moura tiraram diversas dúvidas dos docentes e discentes vinculados ao Curso de Graduação em Ciências Econômicas.
O evento teve como princípio ampliar a visão da comunidade acadêmica de Ciências Econômicas UFSM – PM quanto à contribuição com as demandas judiciais na área de Perícia Judicial Econômico-Financeira, para consolidar o Escritório de Prática Periciais como lócus de ensino, pesquisa e extensão nesta área.