Na última terça-feira (15), realizou-se uma reunião a respeito do futuro Hospital Regional de Palmeira das Missões. Entre os participantes estavam a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o prefeito do município, Evandro Massing, o deputado federal Henrique Fontana e os deputados estaduais Mateus Wesp e Jeferson Fernandes.
A solicitação de recursos foi realizada para suprir a necessidade de equipamentos para a futura unidade de saúde, já que a construção tem financiamento federal, e está 56% concluída. A previsão é de que a construção termine em novembro deste ano, e o hospital comece a funcionar em 2023. Estima-se que beneficiará a população de 72 municípios da macrorregião.
Além das atividades do hospital, a prefeitura propõe que no local funcione um polo de educação em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O diretor do campus de Palmeira das Missões, Luiz Anildo Anacleto da Silva, afirmou que a Universidade tem um plano pedagógico concluído para a abertura de uma faculdade de Medicina no município.
Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Canoas, Gilberto Barrichello, o vereador Vilmar Luiz Rodrigues de Godois, de Palmeira das Missões, e a professora da UFSM Terimar Ruoso Moresco, além da diretora adjunta do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da Secretaria da Saúde, Carla Pertile, e Cristian Guimarães, diretor de Planejamento da SES.
Para definir as prioridades de financiamento, foi acertada a formação de um grupo de trabalho, formado por representantes da Secretaria da Saúde, da UFSM e por responsáveis pelo projeto.
Fonte: Secretaria da Saúde
Texto: Augusto Scavazza – Acadêmico de Relações Públicas e bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM-PM
Edição: Suélen Ghedini Martinelli