Na última terça-feira (19), ocorreu a Inauguração de Obras na Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões. O evento teve o intuito de inaugurar alguns espaços e salas na universidade. Em maio de 2021, foi instaurado a Casa de Estudantes, no Bloco 2, e agora, no mês de outubro, inaugurou-se o Bloco de Sala de Aula (Prédio 3); o Bloco 5; o Laboratório de Nutrição Animal e a Galeria de Diretores da UFSM Palmeira das Missões. Estavam presentes, na ocasião, o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, os diretores do campus, professores Luiz Anildo Anacleto da Silva e Daniel Graichen, autoridades locais e regionais e demais convidados.
Durante o evento, foi exibido um vídeo contendo imagens das obras desses locais, além do descerramento das placas. Segundo o diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, esses novos espaços são importantes para melhorar as condições de trabalho e de estudo na universidade. “Sobre a questão das inaugurações que tivemos hoje no nosso campus, eu quero creditar isso a um crescimento estrutural de novos prédios, inclusive a casa do estudante, que vai receber e abrigar um grupo significativo maior de acadêmicos dos diversos cursos do nosso campus. Então, a inauguração desses prédios e espaços são muito importantes para melhorar a nossa condição de trabalho de uma forma geral. Brevemente, teremos outras inaugurações, ou seja, o nosso campus continuará crescendo de maneira exponencial para permitir que aqui nós tenhamos um espaço melhor para estudar e trabalhar”.
Além da inauguração dos edifícios na universidade, os convidados presentes foram visitar as instalações da Clínica Escola, localizada no Bairro Vista Alegre. O reitor destaca a importância das instalações para a comunidade acadêmica e para a população de Palmeira das Missões. “A utilização daquilo que foi construído tem um significado muito especial para a universidade. São laboratórios, salas de aulas, moradia estudantil, tudo isso que está agora efetivamente a serviço da comunidade acadêmica e também, como é o caso dessa Clínica Escola, a serviço da comunidade, nesse processo de troca e que implica no apoio à formação dos estudantes e que implica também no apoio à comunidade que vai se beneficiar com o atendimento. Esse é um momento ímpar, que a universidade coloca de fato à disposição da sua comunidade uma estrutura melhor, mais confortável, mais moderna, mais adequada aos tempos que estamos vivendo”.
Em um segundo momento do dia, foi realizado um Bate-Papo com o reitor, os conselheiros e chefes de setor do campus de Palmeira das Missões. Na ocasião, a direção fez uma homenagem ao reitor por toda a sua dedicação e pelo seu trabalho na universidade durante a sua gestão, com a entrega de uma cuia personalizada dos 15 anos da instituição. O diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva, deixou a sua mensagem de homenagem e congratulações ao reitor. “O senhor Burmann está se despedindo da função de reitor, mas não está se despedindo da função em prol da UFSM. Seguramente, e gostaria muito que isso acontecesse, que ele continuasse ao nosso lado, pensando em outros seguimentos, em outras situações, e que continuasse trabalhando em bem da Universidade Federal de Santa Maria, e consequentemente, do nosso campus. Quero dizer que o professor Burmann, nesses 15 anos, mais da metade do tempo esteve à frente da reitoria e foi parceiro incansável nas nossas reivindicações e nos ajudou muito. Devemos muito a ele por toda a infraestrutura e condições de trabalho que temos hoje. Então, acredito que continuaremos com essa parceria, porque boas parcerias como temos com o professor Burmann devem ser mantidas e melhoradas”.
O professor Paulo Burmann foi reitor da UFSM por 8 anos, começando o seu trabalho no ano de 2014 e finalizando agora, no ano de 2021. Após uma tarde de muitas visitas e homenagens, o reitor expressa suas palavras de gratidão por todo o período da sua gestão na UFSM. “A gente não se despede nessas circunstâncias. Como eu falei há pouco, encerro o meu mandato na reitoria da universidade, mas não encerra meu vínculo com a universidade. Então nós vamos continuar sempre próximos de toda a comunidade independente de cargo. A minha ligação com a universidade sempre foi independente de cargo. Então, a relação com as pessoas foi o elo, é o elo e será o elo que vai me manter vinculado a instituição”.
Burmann, também destacou que sua gestão enquanto reitor foi baseada em propostas e projetos para melhorar a universidade. “Nós tivemos avanços importantes desde o início da gestão. Uma gestão baseada num projeto bem construído, bem debatido, bem discutido, que foi o projeto Elo Mais Alto com a Universidade Federal de Santa Maria. Foi oferecer a universidade que vivia num período de estagnação a oportunidade de retomar diversos projetos, diversos entendimentos do que é ser uma universidade de ensino, de pesquisa e de extensão, pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Os esforços da gestão foram todos nesse sentido, para ser uma gestão justa, propositiva, moderna e que efetivamente pudesse fazer com que a universidade cumprisse cada vez mais e melhor o seu papel. Acho que um legado que se deixa é um legado da inclusão, um legado da modernização da gestão, é um legado de investimento de obras de infraestrutura, investimento na formação de servidoras e servidores, é um legado das oportunidades que foram criadas para toda a comunidade”, finalizou.
Texto: Giovanna Gomes Fernandes – Estagiária de Relações Públicas
Edição: Isabel Malheiros – Relações Públicas