Docente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM-PM participa da organização do livro “Linhaça: Perspectiva de Produção e Usos na Alimentação Humana e Animal”

No mês de junho, o Grupo de Pesquisa “Cadeia Produtiva da Linhaça”  lançou o livro “Linhaça: Perspectiva de Produção e Usos na Alimentação Humana e Animal”. Um dos líderes do Grupo de Pesquisa é o docente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM-PM, João Pedro Velho. Integram ainda o grupo, diversos pesquisadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil vinculados à diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil: Universidade Federal de Santa Maria, Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Centro Universitário IDEAU, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal de Santa Catarina.

A obra trata sobre a linhaça (Linum usitatissimum L.), um alimento de origem vegetal rico em ácidos graxos do tipo ômega-3, com quantidades elevadas de fibras, proteínas e compostos fenólicos. A maior parte da produção de linhaça é destinada às indústrias de óleo, além de ser de uso alimentar humano e animal, medicinal, cosmético ou como fibra, principalmente em indústrias têxteis. Considerando as vantagens da utilização do grão de linhaça na alimentação humana, bem como na dieta dos animais domésticos de modo a aumentar a quantidade de alimentos ofertados para alimentação humana com propriedades biofuncionais relatadas nos artigos científicos, e a disponibilidade de recursos físicos no Brasil (áreas agricultáveis), os pesquisadores constituíram o grupo de pesquisa “Cadeia Produtiva da Linhaça”, com três linhas de pesquisa, objetivando estudar a cadeia produtiva da linhaça, estimular a produção e utilizá-la na alimentação humana e animal, de modo que a população humana (sociedade) possa usufruir dos benefícios nutricionais, além da geração de divisas.

O livro contempla temas apresentados pelos pesquisadores no I Workshop Sobre a Cadeia Produtiva da Linhaça, realizado em março deste ano, e tem o objetivo de divulgar as informações nela contidas, contribuindo para o avanço no setor do agronegócio no qual o cultivo e produção da linhaça está inserida.

A obra completa pode ser acessada de maneira totalmente gratuita.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM