Em virtude do cenário ocasionado pela pandemia de Covid-19 — que levou ao cancelamento das principais feiras do setor do agronegócio no Rio Grande do Sul —, entre os dias 1º e 03 de março de 2021, será realizada a I Agrofeira UFSM, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio das ações voltadas à agricultura desenvolvidas pela instituição. O evento, que será transmitido via Farol UFSM nos turnos da manhã e da tarde, trará ao público, ações que contribuem para o avanço do mercado no país, além de contar com lançamentos de aplicativos e livros sobre a temática.
A Mesa de Abertura do evento, dia 1º, às 10h, contará com a presença do representante da Expoagro Afubra, Marcos Antonio Dornelles; do presidente da Cotrijal, Nei César Manica; e do representante da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/MAPA, Fernando Schwanke. No mesmo dia, às 14h, acontecerá a mesa temática sobre Agricultura de Precisão/digital, com o Curso de Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão da UFSM; o Projeto Advanced Farm 360; e a apresentação de Inovações Geotecnológicas Aplicadas às Ciências Florestais – Floresta de Precisão.
No dia 02, às 14h, a temática será sobre Agricultura Familiar, com o lançamento do Software de Rastreabilidade de Produtos Vegetais para a Agricultura Familiar do RS e do Aplicativo de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital para Profissionais de Assistência Técnica. A mesa também trará o Projeto Flores para Todos, assim como a Equipe Simanihot e Emater/RS-Ascar, trazendo, ao público, a Extensão Rural, com a cultura do alimento do século 21. Finalizando o evento, no dia 03, às 14h, a mesa será sobre Economia do Agronegócio e Produção Vegetal, com a apresentação da análise da evolução do mercado global de alimentos e com o lançamento da linha de livros “Ecofisiologia visando altas produtividades”.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE), através do e-mail cafe.pre@ufsm.br.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.