Série Lives do Agro do PPGAGR aborda impactos da pandemia do novo coronavírus na produção de alimentos nos Estados Unidos

Aproximadamente 500 pessoas participaram da 1ª edição da Série “Lives do Agro”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões. Realizado no dia 1º de junho, o evento online teve como convidada a pesquisadora e jornalista especializada em agronegócios, Joana Colussi, que atualmente mora no Estado de Illinois, nos Estados Unidos.

Estudante de doutorado, Joana está conduzindo sua pesquisa na área de economia agrícola na Universidade de Illinois, na cidade de Urbana-Champaign. Na conversa, que durou cerca de duas horas, a pesquisadora abordou os impactos da pandemia do novo coronavírus na produção de alimentos nos Estados Unidos. “O setor mais sensível, até agora, tem sido o de carnes, com mais de 20 mil funcionários de frigoríficos infectados, o que impactou fortemente a cadeia de suprimentos de alimentos”, afirmou Colussi.

A pesquisadora também apresentou algumas inovações agrícolas desenvolvidas por pesquisadores americanos, como robôs para monitoramento de lavoura de grãos e para controle de doenças na produção de frutas e hortaliças. “Há muito investimento em robótica na agricultura, mas o custo dos equipamentos ainda é o principal desafio”, pontuou a jornalista, que também falou sobre a transformação digital ocorrida nos últimos dois meses por conta da disseminação da pandemia da Covid-19. “Esse período atípico acelerou processos de digitalização que já vinham ocorrendo, incluindo a agricultura”, finalizou.

A Série “Lives do Agro” contou com a moderação da professora Paloma de Mattos Fagundes e a participação dos professores Rafael Lazzari, diretor do campus da UFSM em Palmeira das Missões, Adriano Lago, vice-diretor do campus e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, professor João Pedro Velho.

Além de alunos e professores da UFSM, vários profissionais e pesquisadores do setor, inclusive de outros estados do Brasil, também interagiram por meio de perguntas. A gravação do evento pode ser assistida no endereço https://farol.ufsm.br/transmissao/a-producao-de-alimentos-e-as-inovacoes-agricolas-nos-estados-unidos.

A próxima live da Série será sobre o mercado agropecuário, na qual o professor Nilson Luiz Costa irá falar sobre as “Tendências de curto, médio e longo prazos para o mercado da soja no Brasil e no RS”.  Na ocasião, o processo de formação do preço pago ao produtor brasileiro será analisado a partir dos cenários macroeconômico, microeconômico e geopolítico internacional. “Entender como o mercado funciona e quais variáveis determinam as variações nos preços de commodities agropecuárias pode ajudar o produtor rural no processo de tomada de decisão na área de mercado e comercialização de soja”, explica o docente.

A live será realizada no dia 23 de junho (terça-feira), a partir das 19h. Para participar, basta acessar o link www.farol.ufsm.br.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM