Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM Palmeira das Missões recebe a 1ª edição do Fórum de Extensão 2020

O evento contou com a participação de servidores, estudantes e comunidade geral para discutir as ações de extensão no município e região.

Foi realizada, na tarde da última  quarta-feira (03), a 1ª edição de 2020 do Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM em Palmeira das Missões. O evento —  que, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), busca, semestralmente, conhecer as demandas das comunidades em que a UFSM está inserida —  foi realizado, pela primeira vez, de forma virtual e teve como foco a comunidade interna da Instituição. Acompanharam, de forma online, aproximadamente 80 participantes, entre estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação.

Durante a abertura do evento, o diretor do campus da UFSM Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, ressaltou o papel que a Extensão vem desenvolvendo na região de abrangência da Instituição. O diretor lembrou dos testes realizados para a detecção da Covid-19, que estão sendo realizados pela comunidade acadêmica nos laboratórios da UFSM Palmeira das Missões. Além disso, Lazzari também destacou as conversas com os prefeitos da região, que buscam, na UFSM, soluções para os problemas enfrentados pelos municípios, aumentando as demandas e os desafios da Extensão Universitária.

O Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, abordou a questão das atividades remotas de Extensão, que podem continuar acontecendo durante o período de distanciamento social que vivenciamos. O professor também lembrou que a PRE estuda novidades para os recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), buscando alternativas para as bolsas, que, neste momento, encontram-se paradas devido à pandemia.

Nesta 1ª edição do Fórum, também esteve presente o Pró-Reitor Substituto de Extensão e coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, que apresentou os resultados do Fórum de 2019 e do Fiex 2020. O coordenador também comentou sobre o novo aplicativo de coleta de dados que vem sendo desenvolvido, em que o participante escolherá o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que deverá ser prioridade para as Ações da UFSM. Rudiney também ressaltou a importância de se desenvolver Ações de Extensão comprometidas com as demandas da sociedade, bem como de, neste momento, prezar pela segurança e pela saúde de todos os envolvidos nas Ações Extensionistas.

A próxima edição do Fórum em Palmeira está prevista para o mês de novembro, podendo ocorrer de forma presencial, mediante autorização dos órgãos de saúde. A 2ª edição de 2020 objetiva conhecer e discutir as Ações de Extensão com a participação da comunidade externa.

Ressaltamos que os resultados do Fórum 2019 e do Fiex 2020 estão disponíveis no site da PRE.

A Extensão da UFSM no enfrentamento à Covid-19

Durante o período de distanciamento social, a Pró-Reitoria de Extensão está com um edital específico para o fomento de Atividades de Extensão que visem ao enfrentamento à Covid-19. No campus da UFSM Palmeira das Missões, foram destinados R$ 3.200,00 ao Projeto Ações de cuidado e prevenção à Covid-19 em Palmeira das Missões, que visa à realização de atividades de conscientização em relação aos cuidados de prevenção a serem tomados para não contrair a Covid-19 e para evitar sua propagação. A PRE ainda está recebendo propostas interessadas no financiamento. Mais informações podem ser consultadas no site da PRE.

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão