No ano de 2021, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, comemora 15 anos desde a sua fundação no município. São 15 anos de um ciclo com a cidade de Palmeira das Missões e região: uma aliança que constrói projetos de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando o reconhecimento à região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
Para valorizar todas essas histórias, o selo dos 15 anos representa esta aliança entre a instituição e a comunidade local e regional, reforçando também o orgulho e a valorização da Universidade Pública.
UFSM-PM, há 15 anos construindo conhecimento, agregando saberes e transformando vidas.
15 anos da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões
Luiz Anildo Anacleto da Silva
Seguramente, um marco histórico para a região norte do Estado do Rio Grande do Sul, uma oportunidade de sonhos para muitos jovens e suas famílias, assim como um profícuo passo para o desenvolvimento regional. Neste mês de outubro, comemoramos 15 anos da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões. Geograficamente, até a data da instalação desta unidade em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, na metade norte do Estado do Rio Grande do Sul, não havia ensino universitário público. Fato que, de certa maneira, penalizava os menos favorecidos economicamente. Felizmente, por iniciativa governamental, houve uma política de expansão do ensino superior no país, associado a uma profícua ação das lideranças políticas regionais e a sensibilidade dos gestores da UFSM e, assim, obteve-se o propagado e respeitado ensino público, gratuito e de qualidade.
Os objetivos na instalação deste campus estavam claros: promover a formação de nível superior e contribuir para o desenvolvimento regional. Inicialmente, tínhamos quatro cursos: Administração (Noturno e Diurno), Enfermagem e Zootecnia. Posteriormente, pelo REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ), agregaram-se aos existentes os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Biológicas e Nutrição. Na modalidade EAD (Ensino a Distância), já foram ofertados diversos cursos: Letras, Espanhol, Literatura, Licenciatura em Geografia, Letras – português e literaturas e Pedagogia, Licenciatura em Ensino Indígena – Etnia Kaigang, Licenciatura em Ciência da Computação e Especialização em Gestão Pública Municipal. Com coordenações sediadas neste campus, também foram ofertadas três turmas de Bacharelado em Administração Pública em diversos polos do Estado do Rio Grande do Sul. Também se iniciou um movimento em prol da implantação de cursos de pós-graduação lato e strictu sensu.
Na especialização, desenvolveu-se cursos de Educação Ambiental, Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia no Ensino Médio, Educação Infantil, Gestão de Organização Pública em Saúde e Gestão Pública Municipal. Assim, como Mestrado em Agronegócios, Saúde e Ruralidade e, em parceria com Centro de Ciências Sociais e Humanas UFSM-sede, o curso de Mestrado em Gestão de Organizações Públicas. Em andamento, mais uma proposta de mestrado profissional em Gestão dos Serviços de Saúde, o que tem por objetivo o aperfeiçoamento e a formação de novos gestores, assim, como em fase de implantação, uma Residência Multidisciplinar em Saúde e de uma Clínica Escola em parceria com o município.
Ainda, o trabalho na academia transcende ao ensino, já que aqui se desenvolvem projetos de pesquisa e extensão que mobilizam e constroem-se conhecimentos difundidos para melhorar a qualidade de vida e a situação social econômica e educativa das pessoas e populações. Nossos ex-alunos estão inseridos em diversos segmentos, grandes empresas, universidades gerando conhecimentos e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, fato que nos instiga e desafia sempre a fazer mais e melhor.
No que concerne ao desenvolvimento regional, o campus da UFSM-PM trouxe inúmeras contribuições, entre estas: mais de uma centena de servidores que contribuem para a geração de emprego e renda no município, além de fortalecerem o comércio local e regional; o trabalho em conjunto com a associação dos municípios e Conselho Regional de Desenvolvimento, entidades públicas e privadas que permitirá a integração entre a academia e os serviços, ou seja, a teoria subsidiando a prática e a prática dando sustentação/revisão e reconstrução do teórico. Essas atividades fortalecem reciprocamente todos os sujeitos e entidades envolvidos(as).
Certamente, um dos projetos mais importantes em que participamos, de forma efetiva e desafiadora, se refere a implantação do Hospital Público Regional (HPR), que constituirá um marco que assegurará uma condição de saúde mais digna, complexa e efetiva às populações de mais de 100 municípios. Para a universidade, este hospital permitirá a abertura de mais cursos na área da saúde. Também, a implantação deste hospital irá requerer a reconfiguração de todos os serviços de saúde desta vasta região. Esta região passará a ser predecessora na oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade.
Hodiernamente, com a pandemia, um grupo de professores, técnicos em laboratório e bolsistas da UFSM-PM, em consonância com entidades regionais, instalaram e passaram a fazer testes para detecção de contaminação de pessoas assoladas pelo novo coranavírus. Esses servidores fizeram/fazem um trabalho que requer técnica, conhecimento e, sobretudo, compromisso social. São dezenas de exames diários, que permitem o diagnóstico e a implementação de medidas que minimizam o contágio e permitem intervenção clínica mais efetiva. Os números de testes realizados asseguraram a prevenção e a promoção de medidas que asseguraram a preservação de milhares de vidas. Tecnicamente, esse trabalho solidificou ainda mais a importância da UFSM-PM nesta região. Para além dos números, este trabalho, foi/vai além dos números, já que ele é nomeadamente humano.
Por fim, para aqueles que acreditam em vida eterna, José Mariano da Rocha Filho, fundador na Universidade Federal de Santa Maria, deve estar nos olhando e feliz com o trabalho que aqui vem sendo realizado: simples, humilde, verdadeiro e, sobretudo, respeitoso com todas as pessoas que por aqui trabalham e estudam e de forma estendida a todas as pessoas desta cidade e região que tão bem nos acolheu. A Universidade é feita de pessoas e, constantemente, cresce, se modifica, em prol do desenvolvimento, gerando transformações regionais e temporais que estão intimamente conectados com a instalação desta Universidade. Esperamos, desta forma, estar contribuindo cada vez mais no desenvolvimento pessoal, social e profissional de todos os segmentos que forem atinentes aos nossos compromissos. Temos trabalhado para que este campus seja um local de trabalho, estudo e, também, de ser feliz. Obrigado Palmeira das Missões e região por nos acolherem, aqui, estamos e estaremos, cientes e imbuídos de nossas responsabilidades.
Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, há 15 anos construindo conhecimento, agregando saberes e transformando vidas.
Equipe Organizadora das Comemorações dos 15 anos da UFSM-PM:
Adriana Martins da Silva – Secretaria dos Cursos
Profa. Adriane Cervi Blümke – Coordenadora do curso de Nutrição
Prof. Adriano Lago – Docente do Departamento de Administração e do PPGAGR
Charlene de Oliveira Trindade – Secretaria Executiva
Prof. Daniel Graichen – Vice-diretor
Gabriela de Oliveira Vieira – Biblioteca Setorial
Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação
Jñana Gadea de Mello – Infraestrutura e Patrimônio
Prof. Luiz Anildo Anacleto da Silva – Diretor
Prof. Nelson Guilherme Machado Pinto – Docente do Departamento de Administração
Rafael Lazzari – Docente do departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas e do PPGAGR
Renan Moi – Estudante do curso de Enfermagem
Suélen Ghedini Martinelli – Gabinete de Projetos
Selo Comemorativo: