No dias 18 e 19 de fevereiro, as equipes de trabalho das turmas Amarela e Azul Anil da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo participaram do processo de formação continuada coordenado pelas professoras Daliana Löffler e Vívian Jamile Beling, totalizando 30 horas. Participaram deste processo as professoras das referidas turmas, Rosa e Daniela, e as bolsistas Aline, Amanda, Bianca, Luiza, Luana, Milena e Priscila. Na ocasião, o grupo discutiu aspectos relacionados ao trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas, refletindo sobre os desafios do cotidiano e tecendo novas compreensões acerca das práticas pedagógicas com base nos seguintes textos:
BLOCO 1: PENSANDO O COTIDIANO DAS/NAS TURMAS DE BERÇÁRIO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA
- BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FOCHI, Paulo Sergio. Os bebês no berçário – ideias chave.
- BARBOSA, Maria Carmen Silveira; QUADROS, Vanessa da Silva Rocha de. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. 2017.
- SAULLO, Rosaria Fernanda Marguin; ROSETTI-Ferreira, MARIA Clotilde; AMORIN, Katia de Souza. Cuidando ou tomando cuidado? Agressividade, mediação e constituição do sujeito – um estudo de caso sobre o bebê mordedor. 2013.
BLOCO 2: TECENDO NOVAS PERCEPÇÕES SOBRE O COTIDIANO.
- NÖRNBERG, Marta. Do berço ao berçário. A instituição como morada e lugar de contato, 2013.
- HORN, Maria da Graça Souza; GOBATTO, Carolina. Percorrendo trajetos e vivendo diferentes espaços com crianças pequenas, 2015.
- ALVEZ, Nilda; BRANDÃO, Rebeca. Repetições e diferenças em cotidianos na/da/com educação infantil, 2017.