Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Formação continuada da equipe de professores das turmas de berçário



 

Em uma pequena sala, vê-se ao fundo uma porta fechada, na parede do lado esquerdo um armário com três portas de vidro, através das quais se podem ver muitos livros. No canto esquerdo da sala, uma pequena escrivaninha e sobre ela um computador. No centro, uma grande mesa retangular branca que ocupa quase todo o espaço da sala. Sentadas ao redor da mesa, estão quatro professoras e seis bolsistas que fazem parte da equipe que atua nos berçários da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. A maioria das pessoas da equipe, estão sorrindo. No centro da mesa está um prato com biscoitos e um rolo de papel toalha, também estão sobre a mesa uma garrafa térmica de aço inoxidável com tampa preta, algumas folhas de papel ofício, duas folhas de cartolina rosa enroladas e outra dobrada. Ainda sobre a mesa estão duas agendas, três aparelhos de celular, uma garrafa de água e uma squeeze plástica transparente com tampa preta.

 

No dias 18 e 19 de fevereiro, as equipes de trabalho das turmas Amarela e Azul Anil da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo participaram do processo de formação continuada coordenado pelas professoras Daliana Löffler e Vívian Jamile Beling, totalizando 30 horas. Participaram deste processo as professoras das referidas turmas, Rosa e Daniela, e as bolsistas Aline, Amanda, Bianca, Luiza, Luana, Milena e Priscila.  Na ocasião, o grupo discutiu aspectos relacionados ao trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas, refletindo sobre os desafios do cotidiano e tecendo novas compreensões acerca das práticas pedagógicas com base nos seguintes textos:

 

BLOCO 1:  PENSANDO O COTIDIANO DAS/NAS TURMAS DE BERÇÁRIO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA

  1. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FOCHI, Paulo Sergio. Os bebês no berçário – ideias chave.

 

  1. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; QUADROS, Vanessa da Silva Rocha de. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. 2017.

 

  1. SAULLO, Rosaria Fernanda Marguin; ROSETTI-Ferreira, MARIA Clotilde; AMORIN, Katia de Souza. Cuidando ou tomando cuidado? Agressividade, mediação e constituição do sujeito – um estudo de caso sobre o bebê mordedor. 2013.

 

BLOCO 2: TECENDO NOVAS PERCEPÇÕES SOBRE O COTIDIANO.

  1. NÖRNBERG, Marta. Do berço ao berçário. A instituição como morada e lugar de contato, 2013.

 

  1. HORN, Maria da Graça Souza; GOBATTO, Carolina. Percorrendo trajetos e vivendo diferentes espaços com crianças pequenas, 2015.

 

  1. ALVEZ, Nilda; BRANDÃO, Rebeca. Repetições e diferenças em cotidianos na/da/com educação infantil, 2017.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-359-2024

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes