A Ipê Amarelo tem como um dos objetivos principais a contribuição para a formação acadêmico/profissional, por meio da qualificação do atendimento prestado no interior dos diversos processos e espaços formativos vivenciados cotidianamente pelos envolvidos, seja através do desenvolvimento de pesquisas, das atividades de extensão ou das atividades de ensino.
Título do projeto |
O trabalho docente articulado na educação infantil |
Servidor responsável |
Cláucia Honnef |
Resumo |
O Trabalho Docente Articulado (HONNEF, 2018) é concebido como uma concepção teórico-prática para a Educação Especial nas escolas comuns, através da coligação entre as ações desse serviço e dessa área do conhecimento nos diversos espaços da escola, em especial no AEE em SRM e no apoio em sala de aula. Esses serviços, realizados pelo mesmo professor de Educação Especial, se articulam as ações dos professores Ensino Comum e a base para tal articulação está no Plano de Desenvolvimento Individualizado(PDI) das crianças público-alvo da Educação Especial. Almeja-se com este projeto promover o Trabalho Docente Articulado na Educação Infantil e, com isso, investigar as implicações da atuação com base nessa concepção para as crianças, os acadêmicos, professores, pais e os servidores da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) envolvidos na pesquisa. Entende-se que este estudo pode colaborar para encontrar formas de qualificar o trabalho docente, para potencialização do desenvolvimento infantil e, também para o formação inicial e continuada promovida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA/UFSM) e região, a partir da socialização e discussão de saberes e experiências obtidos com esta pesquisa. A escolha pelo desenvolvimento deste projeto na Educação Infantil se dá em função de que ela é a primeira etapa da Educação Básica, importantíssima no que tange o desenvolvimento infantil, bem como devido a UEIIA ser um importante espaço educativo e formativo, para crianças e adultos, na UFSM. |
Título do projeto |
Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário |
Servidor responsável |
Daliana Loffler |
Resumo |
Esta tese trata de uma pesquisa de inspiração etnográfica com bebês realizada em uma turma de berçário da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em Santa Maria/RS, com 10 bebês de 1 ano e 2 meses a 2 anos e 4 meses (agosto de 2017) e consiste na defesa de que os movimentos de participação dos bebês no cotidiano da escola infantil carregam consigo traços das culturas infantis, e são oportunidades de modificar a prática educativa. O objetivo geral foi analisar como os bebês vivenciam os movimentos de participação construídos por e entre eles e com as crianças maiores em uma turma de berçário, na escola infantil. Considerando que movimentos de participação dos bebês podem estar ou não relacionados a duas dimensões, isto é, as relações entre bebês, dos bebês com outras crianças ou bebês com os adultos (profissionais da escola infantil, famílias e demais pessoas que a frequentam ou visitam) e a organização da escola infantil, traçou-se como objetivos específicos: analisar como vem sendo entendida/discutida a questão de participação dos bebês nas pesquisas acadêmicas; analisar os movimentos de participação dos bebês entre si, com as crianças maiores e com adultos; identificar quais são os limites da participação dos bebês na organização da escola infantil e refletir sobre o que acontece com os movimentos de participação iniciados pelos bebês no cotidiano da escola infantil. |
Título do projeto |
O Trabalho Docente Articulado e Trabalho Multidisciplinar na Educação Infantil |
Servidor Responsável |
Cláucia Honnef |
Resumo |
Este projeto tem como temáticas o Trabalho Docente Articulado e Trabalho Multidisciplinar na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, importantíssima no que tange o desenvolvimento infantil. A escolha pelo desenvolvimento deste projeto na UEIIA se dá devido a esta Unidade ser importante espaço formativo na UFSM, voltado ao trabalho com crianças na primeira infância e estudo sobre estas. Com isso, almeja-se promover espaços formativos que abordem o trabalho docente articulado e o trabalho multidisciplinar na Educação Infantil e, com isso, potencializar possibilidades para o pleno desenvolvimento das crianças com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, bem como das demais crianças atendidas pela UEIIA e, promover formação inicial e continuada de acadêmicos e profissionais que atuam e são parceiros da UEIIA. |
Título do projeto |
Os Espaços Formativos De Interlocução Entre A Teoria E A Prática Ofertados Pela Instituição Canadense Mohawk College No Curso De Early Childhood Education |
Servidor Responsável |
Cláucia Honnef |
Resumo |
Este projeto de desenvolvimento institucional dá base ao intercâmbio para treinamento regularmente instituído, que será realizado pela servidora Cláucia Honnef, SIAPE 1935940, no período de 23 de fevereiro de 2022 até 30 de junho de 2022, conforme Portaria de Pessoal UFSM n°. 2.143, de 16 de Dezembro de 2021. A partir deste projeto, durante o intercâmbio se desenvolverá uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória (GIL, 2008), a fim de conhecer e verificar como são percebidos e organizados os espaços formativos na Mohawk College no curso de Early Childhood Education, os espaços de interlocução entre essa instituição e escolas de Educação Infantil da cidade de Hamilton/Ontário/Canadá e, o papel destes na formação dos estudantes, que a Mohawk College oferece, e na atuação profissional dos egressos. Mohawk College é uma instituição de ensino pública localizada na cidade de Hamilton, na província de Ontário, no Canadá, que possui cursos em diversas áreas, dentre elas Educação Infantil. Com as ações do projeto espera-se ampliar o horizonte de conhecimentos, entendimentos e possibilidades para estabelecer e fortalecer a UEIIA como espaço formativo da e na UFSM, mobilizado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Também espera-se qualificar e ampliar as experiências de intercâmbio e interlocução com professores e estudantes de outros países, tanto para as servidoras e funcionários, como para acadêmicos e crianças da UEIIA. |
Título do projeto |
Materiais que se transformam em brinquedos na educação infantil |
Servidor Responsável |
Jucemara Antunes |
Resumo |
O projeto de extensão “Materiais que se transformam em brinquedos na Educação Infantil” propõe ações concretas nas Escolas de Educação Infantil de Santa Maria para qualificar as práticas docentes, ampliando os espaços com materiais naturais e de largo a serem oferecidos para as crianças de 0 a 5 anos de idade. Objetiva-se: Criar espaços de estudos/reflexão sobre temática nas Escolas Municipais de Santa Maria que ofertam a Educação Infantil; Ampliar, em conjunto com o (os) docente (s) o acervo de materiais e assim qualificar mais as experiências e vivências das crianças na Educação Infantil; Elaborar, de forma colaborativa com o (os) docente (s), registros dos espaços criados e organizados para e com as crianças com os materiais de largo alcance; Observar, registrar e os processos de exploração, construção e interações das crianças com os materiais naturais e materiais de largo alcance; Sistematizar a produção de conhecimento resultante do projeto. Estima-se de 2 a 3 anos, para o desenvolvimento do projeto, bem como, a ampliação para as demais instituições. Fazem parte de muitas instituições de Educação Infantil, a utilização quase que exclusivamente, de brinquedos de plástico que limitam a imaginação e capacidade criativa e autônoma das crianças. Dessa forma, espera-se com o projeto qualificar as práticas docentes na Educação Infantil, ampliando os espaços com materiais naturais e de largo a serem oferecidos para as crianças de 0 a 5 anos de idade nas instituições e, repensarmos o impacto que os brinquedos de plástico têm na crise ambiental da qual vivemos atualmente. |
Título do projeto |
Docência, formação e culturas na educação infantil |
Servidor Responsável |
Jucemara Antunes e Cláucia Honnef |
Resumo |
O grupo reúne pesquisadores que atuam de diferentes formas na educação infantil (pedagogia,educação especial, psicologia, enfermagem, nutrição, terapia ocupacional, dentre outras), cujas pesquisas se voltam para as temáticas relacionadas às concepções de criança e infância, as culturas infantis, os direitos das crianças, à formação inicial e continuada, a docência, bem como o elo com as famílias. Com base nisso, as linhas de pesquisas envolvem a docência, os processos formativos e os contextos culturais, expressando-se em diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão, repercutindo na qualificação docente e atuação profissional na Educação Infantil em nível local, regional e nacional. |
Título do projeto |
Formação em contexto em turmas de multi-idade: espaços de escuta, reflexão e correlação teoria e prática |
Servidor Responsável |
Jucemara Antunes |
Resumo |
Este projeto tem por objetivo ampliar e promover espaços de escuta e formação em contexto dos profissionais em formação inicial e continuada que atuam nas turmas multietárias, por meio de plataformas de videoconferências. Desta forma, buscamos provocar o olhar e a escuta sobre o que pensamos e como organizamos o trabalho pedagógico com as crianças de dois a cinco anos e onze meses, agrupamento multietário. Como espaço de formação, espera-se contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas que tem como foco o protagonismo infantil e o respeito aos direitos das crianças. |
Título do projeto |
A ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas: conceitos, elementos e protagonistas |
Servidor Responsável |
Daliana Löffler |
Resumo |
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo caracteriza-se como uma Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvendo atividades de ensino voltadas ao atendimento universal de crianças a partir de 4 meses até 5 anos e 11 meses. Para o atendimento desse grupo social, a Unidade conta com servidores públicos federais – Técnicos e Docentes – e com um equipe de professoras terceirizadas. Além destes, a UEIIA conta com o apoio de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial que atuam diretamente nas turmas, como bolsistas. Considerando que os objetivos da UEIIA visam a contribuição para a formação acadêmico/profissional de profissionais da Educação Infantil, por meio da qualificação do atendimento prestado no interior dos diversos processos e espaços formativos vivenciados cotidianamente pelos envolvidos, seja através do desenvolvimento de pesquisas, das atividades de extensão ou das atividades de ensino e possibilitar que os acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, dos Cursos de Educação Especial, acadêmicos de outras Licenciaturas e de outros cursos dos demais Centros de Ensino da UFSM tenham um espaço de ensino, pesquisa e extensão para realizarem suas intervenções e atuações, temos nos preocupado em efetivar esse espaço formativo para/com os bolsistas. Mesmo diante do cenário em que a carga horária de trabalho é direcionada ao atendimento das crianças, temos buscado possibilidades para garantir a eles, dentro da sua carga horária, alguns momentos formativos. Em 2022 os bolsistas começaram as suas atividades em 07/02 sendo possível uma vivência formativa coletiva enquanto grupo de bolsistas e também juntamente com todas as professoras da UEIIA antes do ingresso das crianças, que ocorreu em 21/02. Atualmente a UEIIA conta com 28 bolsistas de graduação, atuando nas turmas com crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses. Essa atuação significa estar diretamente envolvido nas ações com as crianças, dialogar com a professora da turma, sugerir propostas para planejamento e fazer pequenos registros escritos ou fotográficos dos momentos vividos com as crianças. Assim, a proposta de projeto que se apresenta visa provocar os bolsistas a refletir, do ponto de vista teórico e prático sobre a ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas, a partir das suas vivências, caracterizando-se como uma atividade que envolve alunos, atendendo a solicitações da comunidade interna da UFSM. Entendemos que a oferta de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, são uma forma de garantir aos bolsistas a possibilidade de qualificar os seus processos formativos, em especial o projeto de ensino “A ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas: conceitos, elementos e protagonistas”, visando a formação e capacitação de recursos humanos, que está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Docência, formação e culturas na Educação Infantil”. |
Título do projeto |
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo como espaço formativo: desafios e possibilidades |
Servidor Responsável |
Maria Talita Fleig |
Resumo |
Os espaços e tempos formativos são essenciais para uma educação crítica e de qualidade. Diante disso, busca-se constantemente na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por diferentes estratégias para organizar e mobilizar momentos de leitura, estudo, discussão e reflexão entre acadêmicos e profissionais que trabalham na Unidade. O presente projeto, então, tem o objetivo de potencializar a organização da UEIIA como espaço formativo, buscando ampliar as formas de interlocução entre todos aqueles que trabalham de forma direta e indireta com as crianças na Ipê Amarelo. Os temas a serem discutidos advém do cotidiano da instituição, das demandas e interesses levantados por aqueles que ali estão e trabalham, buscando o reconhecimento das vozes, dos direitos, das competências e deveres das crianças e também dos adultos, com a intenção de qualificar as práticas pedagógicas vivenciadas cotidianamente e os processos de formação em contexto, legitimando a UEIIA como espaço formativo. |
Título do projeto |
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo como espaço formativo: desafios e possibilidades |
Servidor Responsável |
Maria Talita Fleig |
Resumo |
Os espaços e tempos formativos são essenciais para uma educação crítica e de qualidade. Diante disso, busca-se constantemente na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por diferentes estratégias para organizar e mobilizar momentos de leitura, estudo, discussão e reflexão entre acadêmicos e profissionais que trabalham na Unidade. O presente projeto, então, tem o objetivo de potencializar a organização da UEIIA como espaço formativo, buscando ampliar as formas de interlocução entre todos aqueles que trabalham de forma direta e indireta com as crianças na Ipê Amarelo. Os temas a serem discutidos advém do cotidiano da instituição, das demandas e interesses levantados por aqueles que ali estão e trabalham, buscando o reconhecimento das vozes, dos direitos, das competências e deveres das crianças e também dos adultos, com a intenção de qualificar as práticas pedagógicas vivenciadas cotidianamente e os processos de formação em contexto, legitimando a UEIIA como espaço formativo. |
Título do projeto |
Espaço de leitura com bebês e crianças pequenas |
Servidor Responsável |
Daliana Löffler |
Resumo |
Segundo as Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009), as práticas pedagógicas devem em seu currículo seguir os eixos norteadores de interações e brincadeiras garantindo algumas experiências, entre elas as que “Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos (p. 25)”. Porém, atualmente menos da metade do público com idades entre 0 – 3 anos tem acesso à escola, e carecem de espaços para o favorecimento destas experiências. Neste sentido, a intensão deste projeto de extensão é de oportunizar espaço acolhedores de leitura para e com bebês e crianças pequenas sensibilizando a comunidade para importância do acesso a um ambiente cultural de apreciação e valorização da leitura. |
Título do projeto |
O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: as pessoas grandes dizendo a sua palavra |
Servidor Responsável |
Juliana Goelzer |
Resumo |
Esta Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM), foi pensada enquanto uma possibilidade de se olhar para a educação da criança pequena, bem como para a formação de seus professores, a partir da perspectiva de educação freireana. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar como as pessoas grandes que atuam na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM compreendem as relações educativas/dialógicas/afetivas estabelecidas entre si e as suas possíveis implicações/repercussões na educação das crianças. Metodologicamente a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, com características etnográficas. Neste processo investigativo foi proposto um diálogo, por meio de cartas, com todas as pessoas grandes que atuam na Ipê Amarelo, visando ouvi-las a respeito das questões centrais da pesquisa. |
Título do projeto |
Infância, música e experiência: fragmentos do brincar e do musicar |
Servidor Responsável |
Kelly Werle |
Resumo |
Esta tese discorre sobre infância, música e experiência, de modo dialógico e não linear. É composta/estruturada por fragmentos, inspirados nas obras de Walter Benjamim (1994; 1987), os quais foram construídos a partir de minhas memórias de infância, unindo-se a observações realizadas com crianças, as quais tenho convivido em minha trajetória profissional, bem como, aos resultados produzidos na pesquisa. Os fragmentos tecem entrelaçamentos teóricos com a sociologia da infância, dialogando com Corsaro (2011), Sarmento (2007; 2005; 2003; 2002), Qvortrup (1993); com a música das culturas da infância, discutindo a partir de Brito (2012; 2007), Beineke (2012; 2009; 2008), Ponso (2011) e Lino (2010; 2008); com a infância e experiência, através dos escritos de Benjamin (1994; 1987). Como objetivo geral, busquei investigar como a música constitui experiências nas culturas de pares construídas pelas crianças na instituição de Educação Infantil. Especificamente, compreender de que maneira as crianças protagonizam experiências envolvendo a música durante as brincadeiras, e analisar como a música se manifesta na interação das crianças entre si no processo de produção de culturas de pares. |
Título do projeto |
Cotidiano e trabalho pedagógico na educação de crianças pequenas: produzindo cenários para a formação de pedagogos |
Servidor Responsável |
Graziela Escandiel de Lima |
Resumo |
Essa Tese tem como foco configurar o trabalho pedagógico no cotidiano de educação de crianças pequenas a partir de um estudo etnográfico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA), um espaço educativo de crianças inserido no contexto da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para compor a argumentação teórica do trabalho realiza-se a discussão das relações existentes entre as visões construídas historicamente sobre a infância e a criança, relacionando-as às formas de atendimento à infância. Toma-se a creche como o espaço em que o que é específico do trabalho pedagógico com crianças pequenas apresenta-se com força de acontecer na materialidade do dia a dia, já que a configuração de tempo e espaço se diferencia das demais instituições educativas. No que diz respeito às escolhas sobre como se pode fazer a formação para o trabalho com a criança pequena, enfocam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia discutindo o aligeiramento e a polivalência como características dessa proposta para a formação de pedagogos. As relações teóricas entre cotidiano e trabalho pedagógico dão suporte às diferentes fases de realização da investigação, já que o cotidiano é tomado como revelador do fazer e do pensar a educação da criança pequena. |