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Orientações sobre estágios, observações, inserções, monitorias e demais atividades relacionadas ao contexto formativo

A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) recebe estagiárias/os e demais estudantes em formação que desejam vivenciar o cotidiano da educação infantil e aprofundar seus estudos na área. Para que essas experiências ocorram de maneira alinhada aos princípios pedagógicos da unidade, é essencial seguir as seguintes orientações:

🔹 Verificação de disponibilidade: Antes de iniciar qualquer atividade na unidade, é necessário entrar em contato com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) através do e-mail depe.ipeamarelo@ufsm.br para verificar a disponibilidade de turmas onde realizá-la. A equipe do DEPE informará o endereço de um formulário a ser preenchido com todos os dados necessários para avaliar essa solicitação. 

🔹 Respeito à proposta pedagógica: A UEIIA fundamenta seu trabalho na valorização das experiências e interações das crianças. Dessa forma, é essencial que estagiárias/os e demais participantes compreendam a organização dos tempos, espaços e materiais da unidade, além de dialogar com as professoras para alinhar expectativas e condutas.

🔹 Compromisso e comunicação: A participação regular é fundamental para a construção de vínculos com as crianças e a equipe pedagógica. Caso seja necessária alguma ausência, a comunicação deve ser feita com antecedência à professora da turma.

🔹 Planejamento e acompanhamento: No caso de estágios que envolvem participação ativa, solicitamos que as/os estagiárias/os compartilhem seus planejamentos ou propostas com a professora da turma, garantindo acompanhamento e alinhamento com as práticas da unidade.

🔹 Reflexão e devolutiva: Ao concluir o estágio, observação ou monitoria, é fundamental que as/os participantes compartilhem suas percepções e aprendizados com a equipe pedagógica, contribuindo para a troca de saberes e para o fortalecimento da formação docente. Por isso, uma cópia do relatório ou trabalho produzido em função da atividade deve ser encaminhada ao DEPE, contribuindo para a documentação e registro das experiências realizadas na unidade.

O compromisso com essas diretrizes possibilita experiências formativas mais significativas e alinhadas à abordagem da unidade, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo entre crianças, educadoras/es e estudantes em formação.

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