Indicações de leitura
Ministério da Educação/MEC
Legislação vigente para a Educação Infantil
– Resolução CEB nº 5/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
– Parecer CEB nº 20/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
– Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
Orientações Curriculares Nacionais da Educação Infantil
Anais do I Seminário Nacional do Currículo em Movimento
Avaliação das Propostas Curriculares dos Estados e Municípios
Os Resultados da Avaliação de Propostas Curriculares para a Educação Infantil dos Municípios Brasileiros
Maria Carmen Silveira Barbosa
Perspectiva Curriculares para a Educação Infantil
Apresentação – Rita de Cássia de Freitas Coelho
O Curriculo na Educação Infantil: O que Propôem as Novas Diretrizes Nacionais?
Zilma Moraes Ramos de Oliveira
Especificidades da Ação Pedagógica com os Bebês
Maria Carmen Barbosa
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Tizuko Morchida Kishimoto
Relações entre Crianças e Adultos na Educação Infantil
Iza Rodrigues da Luz
Saúde e Bem-estar das Crianças: Uma meta para Educadores Infantis em Parceria com Familiares e Profissionais de Saúde
Damaris Gomes Maranhão
Multiplas Linguagens de Meninos e Meninas e a Educação Infantil
Márcia Gobbi
Alinguagem escrita e o Direito à Educação na Primeira Infancia
Mônica correia Baptista
As Crianças e o Conhecimento Matemático: Experiências de Exploração e Ampliação de Conceitos e Relações Matematícas
Priscila Monteiro
Crianças da Natureza
Léa Tiriba
Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo
Ana Paula Soares da Silva e Jaqueline Pasuch
Avaliação e Transições na Educação Infantil
Hilda Micarello
Brinquedos e Brincadeiras: Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, diversidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade. O presente documento foi elaborado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, visando atender ao estabelecido na Emenda Constitucional nº 59 que determinou o atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde e contou com a parceria do UNICEF.
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças: Este documento compõe-se de duas partes. A primeira contém critérios relativos à organização e ao funcionamento interno das creches, que dizem respeito principalmente as práticas concretas adotadas no trabalho direto com as crianças. A segunda explicita critérios relativos à definição de diretrizes e normas políticas, programas e sistemas de financiamento de creches, tanto governamentais como não governamentais.