QUEM SOMOS?
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), desde 2022, é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria que desenvolve de maneira indissociável, as atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas e na formação docente, a partir do atendimento das crianças de 0 a 6 anos, com ingresso por meio de edital público e de acesso universal à comunidade em geral, com sorteio de vagas por meio eletrônico.
São considerados Colégios de Aplicação, as unidades de educação básica vinculadas às Universidades Federais As diretrizes dos Colégios de Aplicação, também estabelecidas pela Portaria MEC nº 959, de 27 de setembro de 2013 que são:
I – oferecimento de igualdade de condições para o acesso e a permanência de alunos na faixa etária do atendimento;
II – realização de atendimento educacional gratuito a todos, vedada a cobrança de contribuição ou taxa de matrícula, custeio de material didático ou qualquer outro;
III – integração das atividades letivas como espaços de prática de docência e estágio curricular dos cursos de licenciatura da Universidade; e
IV – ser o espaço preferencial para a prática da formação de professor realizada pela Universidade, articulada com a participação institucional no Programa de Incentivo à Docência – PIBID e nos demais programas de apoio à formação de docentes.
Como espaço formativo, investigativo, de produção e socialização do conhecimento envolve acadêmicos da graduação e pós-graduação, e docentes de diferentes cursos e unidades de ensino da UFSM e região. A Unidade oferece oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, observações e práticas de estágio curricular e participação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela equipe multiprofissional da Instituição. Em média, a cada semestre cerca de 100 acadêmicos(as) passam pela Unidade nessas diferentes funções, com fluxos e tempos variados, de acordo com o objetivo da atividade a ser desenvolvida.
O contexto de vida coletiva, na UEIIA tem se mostrado potente em contribuições para as ações formativas na Educação Infantil. Trabalhamos no sentido de mobilizar o grupo para uma atitude responsiva com as crianças e suas infâncias, propondo diálogos e reflexões projetivas sobre a prática pedagógica na Educação Infantil. Acreditamos que a relação ensino, pesquisa, extensão e inovação pode ser construída a partir e com as crianças, reverberando na qualificação de profissionais que com elas atuam.
Para conhecer mais sobre o histórico da UEIIA acesse:
Dissertação de Mestrado:
Livros:
Artigo: