A Ipê Amarelo é uma Unidade de Educação Infantil da UFSM, e desde sua origem a sua história é de luta.
Em 2011, o Conselho Nacional Educação reconhece todas as Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais como responsabilidade da União. Na UFSM deixamos de ser um projeto do Centro de Educação e nos tornamos uma Unidade Federal, em dezembro de 2011, com vinculação administrativa à Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, e com vinculação Pedagógica ao Centro de Educação.
Nessa trajetória tivemos muitas pessoas que idealizaram e concretizaram a luta dos servidores. Um reconhecimento especial a Maria Zulmira D. Mariano da Rocha e todas as pessoas que apoiaram esse projeto e que se dedicaram ao longo desses anos abrindo caminhos.
Nessa trajetória contamos com o apoio da Reitoria, Pró-reitorias, Direções de Centros, CBTT, Centro de Educação, NEPEI/CE, colegas, COEDI/MEC, na pessoa da Professora Rita Coelho, serviços de manutenção, dos terceirizados e principalmente a Equipe Ipê Amarelo, uma equipe que assume os desafios diários de garantia dos direitos das crianças, de garantia das crianças viverem suas infâncias num espaço institucional ousado, que rompe com práticas cristalizadas e que desafia todos os envolvidos à produção e socialização do conhecimento.
Um agradecimento aos servidores que compõem a equipe da gestão, chefias dos departamentos da UEIIA, nossas professoras, pedagogas, técnica em assuntos educacionais, técnicas administrativas, psicóloga, nutricionista, técnica de enfermagem, auxiliar de aluno, equipe de atendimento educacional especializado, portaria, terceirizados da limpeza, cozinha, lactário, lavanderia, recepcionistas e nossos alunos da graduação e pós- graduação, nossos bolsistas, estagiários, pesquisadores, um trabalho que conta com a implicabilidade e seriedade de todos.
Os desafios diários se constroem numa compreensão teórico-prática de que a Ipê é o lugar da possibilidade, em que temos o privilégio de conviver, aprender, e nos maravilhar com nossos bebês, crianças bem pequenas e pequenas,
um espaço formativo em que os acadêmicos da UFSM, de diferentes Centros e Cursos, aprendem a natureza do saber docente na UEIIA, pensam, racionalizam, compreendem os sentidos que se gestam no campo empírico, e isso nos coloca diante da finitude do conhecimento; portanto, um diferencial qualitativo na constituição do docente.
Fica um sentimento de que vale a pena estudar, planejar, registrar, documentar, a formação em contexto, que acontece semanalmente, um processo formativo sério, uma docência que vai fazer a diferença na vida das pessoas, nas redes e sistemas de ensino, em busca da garantia de uma outra cultura de infância.
Um agradecimento às famílias, pelo reconhecimento, pelo apoio, pelo diálogo constante e confiança no trabalho de toda a equipe, como costumamos dizer, da família Ipê Amarelo.
Nosso agradecimento a todos egressos adultos e crianças. Saudades de todos e sabemos que a Ipê deixa também muita saudades para todos que tiveram a oportunidade de construir a história da Ipê, em defesa de uma escola pública para todas as crianças.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.