Na manhã desta segunda-feira (20), a UFSM-FW realizou a entrega de 100 protetores faciais para profissionais da saúde. O Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen recebeu 75 máscaras e outras 25 foram entregues à prefeitura de Seberi.
Pensando em contribuir com o combate ao coronavírus em Frederico Westphalen e demais cidades da região, a UFSM-FW buscou parceria com projeto Frente da Impressão 3D da UFSM Sede para viabilizar a entrega de máscaras para região. O Colégio Evangélico Panambi é parceiro do projeto da Universidade para a montagem e impressão das máscaras. “Em contato com o coordenador do projeto em Panambi, verificamos a disponibilidade dos EPIs para trazer para a região e eles conseguiram disponibilizar 100 máscaras”, relatou Silvane.
Em Seberi, os protetores faciais foram entregues para o Prefeito Cleiton Bonadimann e no HDP para Ivan Oliveira, Supervisor de Infraestrutura do Hospital.
Projeto Frente de Impressão 3D
Em virtude do aumento das buscas por Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) e da dificuldade de fornecer a alta demanda dos serviços de saúde, que o professor da UFSM, Lucas Vizzotto Belinaso, criou o grupo Frente de Impressão 3D. O grupo tem o objetivo de auxiliar na impressão 3D e montagem da base de protetores faciais para a proteção dos profissionais da saúde. Além disso, também desenvolve um molde para a injeção de plásticos da base junto ao Colégio Evangélico Panambi.
Mais informações sobre o projeto, clique aqui
Texto: Thaane Otero / Edição: Julia Cervo