Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudante de Relações Públicas da UFSM-FW é finalista do Prêmio Abrapcorp Jovem Pesquisadores

Eduardo Dóro, estudante de Relações Públicas da UFSM-FW, está entre os finalistas do Prêmio Abrapcorp Jovens Pesquisadores, na categoria de Monofrafia,com o tema: O discurso organizacional contra a LGBT fobia das signatárias do fórum da empresa e direitos LGBT+



Eduardo Dóro, formando de Relações Públicas da UFSM-FW, com camisa branca, calça preta e suspensório preto, segurando o canudo do diploma de Relações Públicas.
Eduardo Dóro, formando de Relações Públicas da UFSM-FW

A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) realizará, do dia 06 a 09 de maio de 2019, o 13º Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. O evento tem como objetivo fomentar a produção científica de qualidade na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Brasil e também dar visibilidade à produção, incentivando e reconhecendo cursos, instituições, professores, orientadores e alunos no que diz respeito ao aprofundamento de temas pertinentes a área.

O evento que ocorrerá na Faculdade Cásper Líbero contará com a presença de Paulo Eduardo Dóro, aluno de graduação de Relações Públicas da UFSM-FW, que é um dos finalistas do Prêmio Abrapcorp Jovem Pesquisador na categoria de monografia, com o tema “O discurso organizacional contra a LGBTfobia das signatárias do fórum da empresa e direitos LGBT+”

A ideia para a sua monografia surgiu ainda no final de 2017 quando Eduardo entrou na disciplina de elaboração de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Eu sempre tive muita vontade de seguir no campo teórico analítico da análise do discurso sem fugir muito das relações-públicas e de certo modo englobar a população LGBT”, relata o estudante.

O grupo de pesquisa da professora Marluza da Rosa “Discurso, Poder e Políticas da Invisibilidade” também foi uma inspiração para a decisão do seu tema, pois obteve maior proximidade com a análise do discurso, desenvolvendo artigos publicados em revistas científicas e eventos.

“Eu defini mesmo o meu tema quando entrei em TCC, quando tive as primeiras orientações com a professora Marluza, lendo muito, observando, buscando muita referência e conhecendo as políticas que são desenvolvidas para a população LGBT dentro de empresas e instituições. Eu vi que existe o fórum de empresas e direitos LGBT que promove os direitos dos LGBTs dentro das empresas e, a partir disso, eu decidi investigar o discurso organizacional das empresas que são signatárias desse fórum”, relata Dóro.

Para o futuro formado em relações-públicas, o tema escolhido é de grande relevância devido a conjuntura política, histórica e social dos grupos LGBT+. Também é necessário falar sobre políticas de inclusão desta população, sobretudo dos transgêneros dentro das empresas e organizações, visto que “mais de 90% da população transgênero do Brasil tem que se prostituir porque não tem outra maneira de ganhar dinheiro, pois, as empresas não os aceitam. Acho muito necessário promover esse tipo de política,  falar sim sobre a ação LGBT, tentar incluir essas pessoas que são descriminadas, trazê-las para dentro das empresas como todas as outras pessoas heterossexuais”, menciona Eduardo.

Para o graduando, o prêmio a que concorre é um sinal positivo. Devido ao fato de que pretende seguir no mestrado, é seu objetivo desenvolver pesquisas no segmento, explorando cada vez mais a área desenvolvida em seu TCC. “Em relação a esse prêmio que estou concorrendo, acho que pessoalmente atingi o meu maior objetivo com o TCC. Além da aprovação, além de desenvolver uma boa pesquisa, eu consegui ganhar visibilidade com o que eu fiz, com o que eu e a Prof. Marluza propômos. Pessoalmente eu atingi todos os meus objetivos em relação ao TCC enquanto acadêmico”, ressalta, Eduardo Dóro.

 

Texto: Thaane Otero

Revisão: Julia Cervo

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6222

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes