Em 2024, o curso de Relações Públicas do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), comemora seus 15 anos. Para celebrar essa ocasião, o curso promove o evento “15 Anos de RP na UFSM/FW: Celebração do Dia Nacional das Relações Públicas”, no dia 2 de dezembro, às 18h30min, no Salão Nobre da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW).
Em comemoração a toda a trajetória do curso e ao Dia Nacional das Relações Públicas, os(as) estudantes da disciplina de Gestão de Eventos organizam o evento comemorativo para reunir alunos(as), professores(as) e egressos(as) da graduação. Com uma mesa redonda, mediada pela Professora Doutora Lana D’Ávila Campanella, docente do curso, e com as convidadas Professora Doutora Andréia Silveira Athaydes e a relações-públicas Raquel Schaefer Klauck Macedo, a discussão tem como tema o mercado de trabalho, a carreira acadêmica e a evolução da graduação de Relações Públicas ao longo dos anos. Na ocasião, também acontece o lançamento da sétima edição da revista Conexão RP, elaborada por alunos do curso.
Andréia, convidada da mesa redonda, é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Management y Marketing Estratégico pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), na Argentina, e doutora em Comunicación Organizacional pela Universidad de Málaga, na Espanha, em regime de cotutela com a Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já Raquel é formada em Relações Públicas pela UFSM/FW, e mestranda em Comunicação na UFSM.
Desde 2009, ano de sua implementação, o curso conta com mais de 100 egressos, profissionais qualificados para atuar na gestão de relacionamentos entre as organizações e seus públicos. Com uma trajetória marcada por mudanças e conquistas, desde 2015, possui conceito máximo (5) na avaliação de cursos superiores do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, conta com professores doutores nas diversas áreas da comunicação e oferece aos(às) estudantes vários projetos de pesquisa e extensão. Além disso, a graduação atualiza-se constantemente às exigências do mercado e se dedica para fornecer aos(às) alunos(as) a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas.