Aliar a teoria à prática é um dos pilares da formação em Relações Públicas. Nessa direção, no último dia 24 de outubro foi realizado, na Sala de Inovação da UFSM FW, um exercício simulado de crises, na Disciplina de Gestão de Crise, ministrada pelo Prof. Dr. Jones Machado.
Foram apresentados três casos reais de crises para que os estudantes formulassem posicionamentos imediatos diante das situações reais dos casos Tylenol, Bophal e Toyota, conhecidos pelas diferentes características e maneiras de como foram geridos à época dos acontecimentos.
Organizados em duas equipes de comunicação, os estudantes apresentaram propostas de como as empresas envolvidas deveriam agir frente aos cenários. Para isso, precisavam considerar alguns elementos-chave para estabelecerem o processo de comunicação de crise: o evento crítico, os públicos, o contexto, as mensagens, os meios e o/a porta-voz.
A Disciplina de Gestão de Crises é ofertada no 6º semestre do Curso de Relações Públicas e capacita os estudantes a planejarem e a tomarem decisões relacionadas à gestão e à comunicação diante de situações críticas.
Fotos: Mariana Marçal e Maria Luísa Lima (Agência Íntegra)