No último domingo, dia 13 de outubro, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria realizou uma apresentação em Frederico Westphalen em comemoração aos 18 anos do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW). O concerto, intitulado “Orquestrando pelo Rio Grande”, foi realizado na Catedral Santo Antônio e teve a regência do maestro João Batista Sartor. Foram apresentados os dois primeiros movimentos da 9ª Sinfonía de Beethoven, em Ré menor: I – Allegro ma non troppo, un poco maestoso; II – Scherzo – molto vivace. O programa seguiu com a apresentação das Danças do Balé Estâncias, do compositor argentino Alberto Ginastera: I – Los trabajadores agrícolas; II – Danza del trigo; III – Los peones de hacienda e IV – Danza final (Malambo). Após, a apresentação do Danzón Nº 2, do mexicano Arturo Márquez.
A Orquestra Sinfônica de Santa Maria é uma orquestra escolar vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM e desenvolve atividades de ensino e extensão acadêmica. É formada por cerca de 50 integrantes, entre alunos e egressos dos cursos de música da UFSM. A Orquestra realiza em média 18 concertos por ano, metade deles no Teatro do Centro de Convenções da UFSM, com público médio de 1.000 pessoas a cada concerto, além de apresentações em teatros, igrejas, ginásios e palcos ao ar livre montados especialmente para os concertos da Orquestra, na região de Santa Maria e central do estado, e outras cidades do RS. A estrutura é composta por músicos no palco; assessoria artística; relações públicas; arquivo e memória; produção executiva e direção artística.
O público de Frederico Westphalen e região pôde assistir ao espetáculo gratuitamente. Contudo, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria solicitou a doação de brinquedos, em alusão ao Dia das Crianças, muitos itens foram recolhidos e serão doados às crianças em situação de vulnerabilidade social do município.
O Concerto contou com a presença expressiva das comunidades universitária, frederiquense e regional, que abrilhantaram a tarde, tornando-a memorável, ratificando, assim que, a música clássica continua desempenhando um papel significativo nos dias atuais, evocando emoções e nutrindo a criatividade de conectar pessoas.
A UFSM/FW agradece a presença do público nesta celebração dos seus 18 anos de história e, mais uma vez, manifesta o agradecimento à Orquestra Sinfônica da UFSM e também à Catedral Santo Antônio, por ceder o espaço para a realização desta linda apresentação.
Para mais informações sobre a Orquestra, acesse as redes sociais:
@orquestrasm
@orquestrasinfonicasantamaria
@orquestrasinfonicadesantamariaUFSM
(55)32209223
orquestra.sinfonica@ufsm.br