As docentes Mariza de Camargo e Patricia R. Fortes promovem aulas de matemática para alunos da educação básica da região
Professoras do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen, oferecem semanalmente aulas de matemática para estudantes do ensino fundamental de Frederico Westphalen, Seberi e Taquaruçu do Sul. Com uma dinâmica interativa e descomplicada, as professoras Mariza De Camargo e Patricia R. Fortes, oferecem dicas e técnicas para os alunos que vão participar da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O projeto foi trazido pelas professoras com o objetivo de incentivar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas, buscando as premiações que incluem Medalhas e Bolsas de Iniciação Científica Jr. As aulas acontecem no Campus da UFSM/FW, toda sexta-feira no período vespertino, promovendo, dessa forma, uma interação entre os alunos da educação básica com o ambiente universitário. O transporte dos estudantes é feito em colaboração com as prefeituras dos locais citados.
O projeto de extensão, denominado “Ampliando Caminhos do Conhecimento pela OBMEP”, também contribui para o progresso das habilidades matemáticas dos mais de 80 estudantes que participam das atividades. Os tópicos discutidos nas aulas do projeto incluem adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros, fracionários e decimais, expressões algébricas simples, resolução de equações de primeiro grau, conceitos básicos de formas geométricas, perímetro, área, volume, simetria, divisibilidade, múltiplos, divisores e números primos.
Na segunda fase da olimpíada, os alunos precisam analisar informações, dados e problemas, com o intuito de identificar relações e tirar conclusões fundamentadas. Assim, o projeto busca preparar esses estudantes para exercitar o raciocínio lógico, a comunicação de ideias e a objetividade nas questões dissertativas. Essas ações em preparação para as questões da segunda fase da OBMEP, além de melhorar o ensino de Matemática nas escolas da região, são fundamentais para que os alunos alcancem um desempenho satisfatório e fortaleça mais ainda sua participação nas olimpíadas.
Julia Cechin