Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Depoimentos

Depoimentos sobre os 15 anos da
UFSM campus Frederico Westphalen

Quer enviar o seu depoimentos?
Envie sua foto e depoimento para imprensafw@ufsm.br

A região está de parabéns, pelos 15 anos da criação do Campus UFSM-FW, e eu estou feliz, pois integrei o grupo que pleiteou em 19.11.2001, os Cursos Superiores para Frederico Westphalen, em área reservada pelos líderes da época, 1938, para instalação de um Colégio Agrícola. A semente gerou o Campus da UFSM, cuja instalação transformou a mente de centenas de pessoas do bem.Parabéns pelos 15 anos da menina moça, universitária e que formou centenas de bons profissionais.
Wilson Aleixo Ferigollo
Cidadão de Frederico Westphalen

Lauro Luiz Chielle – professor aposentado e primeiro Diretor Pró-Tempore do CESNORS

Foi com agradável surpresa que recebi o gentil convite da direção do Campus da UFSM-FW para elaborar um texto sobre a linda caminhada e importante história de Criação e Implantação do Ensino Superior Federal na Região. 

Com humildade e o coração transbordando de alegria, afirmo de que me sinto muito orgulhoso de ter participado desta história. Desde os primeiros momentos de mobilização comunitária, política e institucional, para a elaboração do projeto do CESNORS estive presente.

Leia o depoimento completo do Prof. Lauro Luiz Chielle, clicando aqui

Luiz Panosso Netto

Representante da OAB na época

De um espaço rural livre, uma Escola Agrícola e, de uma Escola Agrícola, uma Universidade. Tudo com raízes em Santa Maria, RS, porém, a semente quis novo terreno que foi encontrado aqui em Frederico Westphalen, RS, onde foi, sempre, bem regado e já alcança muitos anos, o primeiro, e agora 15 anos da Universidade, produzindo, sempre, bons frutos: o conhecimento, para milhares de buscadores: Os estudantes.

Por tudo isso, com muita alegria, e até com emoção, posso dizer que me orgulho de fazer parte de um seleto grupo de Frederiquenses que um dia partiu para a cidade de Santa Maria, em busca dessa conquista: a UFSM, e não deu outra: ela veio e está aqui. Sim, está aqui com todo vigor necessário para transmitir e transferir conhecimento nas mais variadas áreas profissionais em nível superior.

Lembro, daquela viagem feita em novembro de 2001, de pouco mais de 600 quilômetros, de ida e volta, quando, na ocasião, cada um representava uma ou mais entidade de Frederico Westphalen e Região.

A mim, coube representar a OAB-FW – Ordem dos Advogados do Brasil, e o CACI – Centro de Arte e Cultura Italiana – de Frederico Westphalen. Na Reitoria da Universidade – UFSM – fomos recebidos pelo Magnifico Reitor Sarquís, quando chegamos convictos e otimistas e o que buscávamos estava a caminho e aqui chegou com o propósito de ficar e ficou.

A UFSM-FW já é parte definitiva de nosso município e da região impulsionando o desenvolvimento, tanto na área do conhecimento e também na da economia.

Este é o nosso olhar e o desejo de continuo crescimento. Por isso, parabenizamos a Reitoria, a Direção local, os professores e demais colaboradores, por esta data de debutante.

Luiz Carlos Stefanello – Ex-prefeito de Frederico Westphalen na gestão 2005/2008

A UFSM tem papel preponderante na história da educação de Frederico Westphalen-RS. Há cerca de 55 anos, aqui se estabeleceu com o Colégio Agrícola, Hoje Instituto Federal (IFFAR-FW). Posteriormente, com uma extensão universitária, foi possível oportunizar vagas de cursos superiores, com a antiga FESAU. Lembro do Curso de Letras, o qual cursei. Outros cursos foram sendo trazidos para a comunidade frederiquense, graças a benfeitores(as) na educação, e foi criado uma Universidade Regional.

Cientes da necessidade da implantação de cursos públicos com gratuidade, lideranças políticas e ligadas à educação começaram a reivindicar o retorno da UFSM na nossa região. Em janeiro de 2005, quando assumíamos o Poder Executivo, tivemos aqui a presença do então Ministro da Educação, Sr. Tarso Genro em audiência pública, diante de autoridades regionais e estaduais garantiu a criação de Centro de Educação, vinculado à UFSM. A seguir, com o incentivo do município
iniciaram-se os trabalhos para construção deste importante pólo.

Consideramos a vinda da UFSM, através do CESNORS (na época), como um dos fatos mais importantes da história de Frederico e região porque veio solidificar, ainda mais a nossa vocação em educação, tornando-nos referência. Tenho a convicção de que, hoje, inexiste a nível de Brasil,  um município que ofereça o número de vagas em cursos superiores igual ou maior que Frederico, se considerarmos a população, ou seja a proporcionalidade.

A presença do UFSM vem, paulatinamente, ocupando seu espaço e participando em diversas áreas do desenvolvimento de Frederico e região. Obviamente que muitas coisas não são passíveis de mensuração imediata, entretanto a formação de pessoas, a participação na sociedade, o oferecimento de uma educação verdadeira, a abertura para enfrentamento de desafios arrojados e novas pesquisas, tendem a solidificação de um desenvolvimento embasado, na criação de emprego e na geração de renda. A nossa região, ainda carece de muitas ações que solidifiquem o seu desenvolvimento e a presença efetiva da UFSM na região, com certeza, vai abreviar o tempo que, antes parecia estar distante.

Ramir Severiano – Vice presidente Regional da Federasul RS
 
A Universidade Federal de Santa Maria significa o aumento de oportunidade e o acesso de todas as pessoas da nossa cidade e da nossa região, independentemente da situação econômica, há cursos de muita qualidade. Os profissionais depois de formados têm condições para encontrar maior remuneração e, também, de empreender no mercado. A universidade tem um papel importante na nossa comunidade pelos projetos de extensão e de pesquisa que estão diretamente ligados à nossa região. Temos que comemorar muito a presença dessa importante instituição em nosso município, que além de propagar o conhecimento tem um impacto econômico muito positivo.
José Alberto Panosso
Prefeito de Frederico Westphalen 

Tenho muito orgulho de Frederico Westphalen em todos os sentidos, e na educação, nosso município é afortunado. Nesses 15 anos de história da UFSM em Frederico Westphalen, centenas de grandes e competentes profissionais já foram formados, e oferecem à comunidade de toda nossa região e de vários estados brasileiros a oportunidade de contar com serviços e trabalhos de excelência nas mais diversas áreas.
Além da qualidade do ensino, os projetos de pesquisa e as ações de extensão oferecem à nossa comunidade inovação e abrem espaço para novas possibilidades e desenvolvimento em vários setores.
Obrigado, UFSM, por nos ajudar a construir um futuro cada vez melhor com educação gratuita e de qualidade!
Martha Adaime
Chefe de gabinete do Reitor Paulo Afonso Burmann
 
Me sinto muito feliz em poder registrar o progresso que pude acompanhar no atual campus de FW, nos últimos 15 anos. Tive a oportunidade de conhecer o campus, em 2006, quando ainda era CESNORS quando era diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas e, a convite da direção do campus a época , realizamos uma reunião de diretores em FW.  Pelo potencial que este local já apresentava, aliado à equipe que foi sendo, ao longo do tempo agregada, já visualizávamos um ¨case¨ de sucesso.
Ao longo do tempo, nas diferentes posições que ocupei dentro da gestão da UFSM, pude verificar que este campus se consolidava, no ensino, pesquisa e extensão.
O crescimento, agregando cursos de Pós-Graduação bem como o comprometimento da equipe de servidores na busca de uma UFSM mais qualificada, demonstra 15 anos de muito trabalho.
Desejo vida longa a este campus e que seus servidores continuem comprometidos na busca da qualidade de todas as ações lá desenvolvidas!
Flavi Ferreira Lisboa
Pró-Reitor de Extensão da UFSM
 
Minha relação como a cidade de Frederico Westphalen remonta minhas memórias de infância. Época em que íamos visitar uma irmã da minha avó materna, que era uma pessoa muito querida por todos e, ainda, cozinhava muito bem! Lembro dos passeios pela cidade, em especial o impacto que a imponente Catedral Santo Antônio causou em mim — além da organização, da limpeza e da educação das pessoas. Nossas idas ficaram mais frequentes quando minha mãe abriu uma loja no município.
Já minha relação com a UFSM – Campus Frederico Westphalen começou mais tarde, quando do anúncio da expansão da UFSM para o Noroeste do nosso estado. Vislumbrava, aí, uma perspectiva de iniciar uma carreira no magistério superior, em uma das vagas para docentes que seriam concursadas para a implantação do Curso de Jornalismo. Contudo, em razão de minha formação, a possibilidade se concretizou na UFSM – Campus São Borja, mais tarde reconhecida em lei como Universidade Federal do Pampa – Unipampa.
Minha vontade de ir para a UFSM-FW continuou ali, especialmente quando vi tomar posse vários colegas, amigas(os) queridas(os), contemporâneos de graduação ou de doutoramento, que também dariam início a suas carreiras.
Poucos anos depois, já docente da Unipampa, recebi um convite muito especial, dos colegas do DECOM-FW, para trabalhar na implantação do Curso de Relações Públicas. Estive no Campus, realizamos algumas reuniões, visitei minha tia-avó,
fizemos planos e compartilhamos da alegria de podermos conviver de mais pertinho — já que ela ainda era uma referência singular das lembranças que guardo da minha avó.
Mas, como a vida, muitas vezes, apresenta-nos outras perspectivas, ao avançar nas tratativas do pedido de redistribuição, junto ao campus de São Borja e à Reitoria da Unipampa, o pedido foi recusado. A motivação foi calcada na justificativa de que eu ainda tinha no que contribuir à implantação da Unipampa, em especial do campus de São Borja. E, assim, foi. Entre 2006 e 2011, lá permaneci e procurei fazer o melhor que pude.
Mais tarde, retornei à UFSM, Campus Sede, por novo concurso público. Busquei reforçar a parceria que já mantinha com colegas do Campus FW e, hoje, na Pró-Reitoria de Extensão, sempre me sinto muito contente quando recebo um convite para ir ao campus tratar de assuntos que sejam do interesse tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Embora já não tenha mais minha tia-avó, a cidade de Frederico Westphalen e o nosso campus no município têm um “gostinho” de afeto e futuro!

Viva à Universidade Pública! Viva à UFSM-Frederico Westphalen! Viva à esperança em dias melhores!
 

Sirlene Aparecida dos Santos – Bibliotecária na UFSM-FW

A UFSM Frederico Westphalen como divisor de águas


A vida é um mistério, vivemos o tempo todo de escolhas e consequências. Quem nunca parou para pensar em como teria sido a sua vida caso tivesse feito essa ou aquela escolha? Fico pensando em como estaria hoje se caso tivesse recusado sair de casa aos 10 anos? Como seria se tivesse desistido quando não passei no vestibular nas primeiras tentativas? Como seria se tivesse passado na UFSCAR ao invés da UNESP? Qual rumo minha vida teria tomado? Nunca saberei…. O que sei é que não me arrependo de nada, todas as escolhas me levaram ao que tenho hoje, um marido, parceiro e amigo para todas as horas, dois filhos que são a razão do meu viver e um trabalho que tenho orgulho e prazer em realizar. O que isso tudo tem a ver com a UFSM Campus Frederico Westphalen? Pois lhe digo, tudo!

Conheci o Ricardo na Unesp, era meu colega de sala, de lá para cá são 18 anos de convivência, sempre juntos, fizemos graduação, especialização, mestrado tudo junto, e também passamos no concurso da UFSM e tomamos posse no mesmo ano e hoje somos colegas de trabalho.

Quando lá em 2011 decidimos aceitar o desafio de mudar de São Paulo para Frederico para assumir o concurso de bibliotecários na UFSM, foi um divisor de águas em nossas vidas. Saímos da correria de uma capital para a tranquilidade do interior, isso fez toda a diferença em nossa qualidade de vida.

Encontramos uma cultura totalmente diferente, até hoje me sinto um peixe fora da água em Frederico, não me enquadro no padrão tradicional da cidade, acredito que esse é um sentimento da maioria das pessoas que vem de fora para trabalhar e ou estudar aqui, mas enfim, respeito a cultura da cidade e as pessoas maravilhosas que conheci aqui também respeitam o meu jeito de ser.

Há 10 anos faço parte da UFSM Campus Frederico Westphalen, acompanhei o desenvolvimento e crescimento dessa universidade que se torna cada dia mais gigante, mesmo num Campus pequeno. Acompanhei cada conquista e desenvolvimento do Campus, compartilhei com toda a comunidade acadêmica a felicidade de ver o calçamento que liga a entrada da UFSM aos prédios da universidade, vi cada novo prédio, bloquinhos, casa do estudante e quiosques serem erguidos e inaugurados. Como é emocionante ver o crescimento dos alunos, ver aquelas carinhas assustadas do início do curso, irem se tornando adultos ao longo da sua caminhada acadêmica. Muitos desses alunos foram bolsistas na biblioteca, quanta saudades desses que se tornaram amigos e mesmo depois de formados ainda mantemos contatos.

Quantos técnicos administrativos, docentes e terceirizados chegaram e partiram ao longo desses dez anos, muitas dessas partidas nos deixaram saudades… e o quanto cresceu o quadro de servidores, mas, mesmo maior ainda conseguimos manter uma relação próxima, sei o nome de cada colega técnico administrativo, conheço a maioria dos docentes e muitos dos alunos posso não saber o nome mas conheço de longe seus rostinhos, isso é um privilégio de quem trabalha num Campus menor. Muitos colegas de trabalho se tornaram grandes amigos e hoje tenho o orgulho de dizer que fiz amigos verdadeiros que vou levar para sempre em meu coração.

Enfim, desejo vida longa a esse Campus tão especial, seu crescimento é nítido, pois possui servidores comprometidos, sempre prontos para juntos fazer desta Universidade um local de muito aprendizado, parcerias e companheirismo.

Letícia Lima
Graduada em Tecnologia dos Alimentos (2016).
“Durante minha formatura, fui reconhecida e parabenizada, não apenas por ser uma aluna, mas ser uma funcionária terceirizada da Sulclean e batalhar estudando e trabalhando no CCR pelo falecido diretor Zanella. Foi muita emoção! Hoje, curso o mestrado na mesma instituição e mesmo setor.”

Rodrigo Lopes
“Tempo da minha graduação no curso de história. Saudade dos colegas, dos professores, do almoço no Restaurante Universitário e da Casa do Estudante. Lugar de estudos, vivências e muita aprendizagem no movimento estudantil. Tudo isso tornou nós profissionais e seres humanos melhores. Orgulho de ser filho da Universidade Federal de Santa Maria.”

Claudia Herte de Moraes

Orgulho em fazer parte
Fazer parte da construção dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas no campus desde seu início é um orgulho que trago na vida. Este espaço de contínuo aperfeiçoamento é lugar de debates, de produção acadêmica, de ensino, pesquisa e extensão. É uma conquista da comunidade e também de cada um e cada uma que aqui chegou para trabalhar ou para estudar. Que tenhamos muito mais pela frente, com diversidade e inclusão, valorizando sempre a educação pública de qualidade e gratuita. Feliz 15 anos UFSM/FW, parabéns a todos e todas!

Jaqueline Golombieski

Sou a profa Jaqueline Ineu Golombieski, Bióloga, Mestre e Doutora por duas vezes na UFSM sede e mais conhecida como profa Jaque no campus da UFSM- FW!
Estou muito feliz de estar participando com todos os docentes, discentes e técnicos administrativos destes 15 anos da nossa instituição! Eu estou trabalhando nesse campus há 7 anos e sinto muito orgulho desta cidade e deste campus que tanto tem me proporcionado trabalhar no ensino, na pesquisa e na extensão. Hoje atuo no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ministrando as minhas aulas e também no Programa de Pós Graduação de Ciência e Tecnologia Ambiental! Tenho muitas histórias a contar, mas hoje o mais importante de tudo é agradecer a Universidade Federal de Santa Maria por me proporcionar realizar o trabalho que faço com muito amor e dedicação e Parabenizar este campus por seus 15 anos de atividades desenvolvidas!!! E que venham muitos e muitos anos de mais comemorações!!!!

 

 

Bruna Cariolato

15 anos de UFSM FW, sendo que destes, 10 acompanhei de pertinho, cada tijolinho, cada história, cada aluno que auxiliei, cada professor com quem trabalhei, me fizeram crescer pessoalmente e profissionalmente.
Sempre apoiando nossos passos, crescemos juntos e assistimos nossa instituição debutar e florescer cada dia mais. Do laboratório nascem as pesquisas e também ensinamentos, parcerias que dão bons frutos, enriquecendo a ciência, na forma de pesquisa, ensino e extensão.
Por isso vos digo, Parabéns UFSM FW, pela sua existência em nossa vida e da nossa cidade…

Marina Vlacic Morais

Me chamo Marina Vlacic, sou Mestra em Comunicação pela UFSM e Técnica em Audiovisual aqui no campus de Frederico Westphalen a apenas dois meses. Mesmo estando a pouco aqui já me sinto em casa e quero celebrar estes 15 anos do Campus. É visível a importância que o ensino superior público e de qualidade têm na vida de cada um dos estudantes, professores, técnicos e demais trabalhadores que passam pelo Campus e também para o crescimento da cidade, da região e do nosso país. Deseja muitos anos de sucesso e expansão para o Campus de FW, e que pessoas de todo o Brasil continuem se encontrando por aqui para estudar, trabalhar e levar o conhecimento consigo.

 

Ricardo Tombesi Macedo

Ricardo Tombesi Macedo ingressou como Professor do Magistério Superior no Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen em 2016, onde atua nos cursos de Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Educação. Ele está lotado no Departamento de Tecnologia da Informação (DTecInf), onde atualmente desempenha a função de chefia. O professor Ricardo se sente muito orgulhoso de fazer parte da história do Campus, especialmente nesse momento tão especial de 15 anos da UFSM em Frederico Westphalen.

 Carina Fernanda Zortea – Formanda de 2016 

“A UFSM-FW, representa muito na minha caminhada acadêmica seja pelo aprendizado quanto pela oportunidade de conhecer pessoas muito especiais (Professores, servidores, colegas), que fizeram com que me sentisse em casa. Tive oportunidade de ser bolsista e morar na casa do estudante o que contribuiu para que eu pudesse terminar meus estudos. Sem dúvida levarei para o resto da vids esse tempo que passei na UFSM-FW.” 

Raphael Medeiros

Gosto muito de sempre relatar as palavras de João Ubaldo Ribeiro, de que não existem fatos, existem histórias. E essas histórias, presentes nos meus mais de 8 anos trabalhando no Campus, se interlaçam, em muitas felicidades e outras não. Levo para mim todos os ensinamentos advindos dos alunos, dos colegas servidores, da comunidade por onde os nossos projetos e alunos se estenderam. Colocarei cinco pequenas passagens.

Como não me lembrar da primeira aula, um tema complicado (Hidráulica Aplicada) para a primeira turma do curso da Engenharia Ambiental. Fiz, refiz, estudei a aula até às 3 horas da manhã, coração a mil. Ministrei a aula, naquela expectativa imensa: “Será que foi boa, será que não?”. Foi quando a profa. Eliane entrou na minha sala e disse: “Os alunos amaram tua aula”. A segunda lembrança, de uma viagem com uma das turmas para Foz do Iguaçu, com passagem pela Hidroelétrica de Itaipu, ida às Cataratas, em que cada um dos alunos tinha a grande “tarefa” de cuidar do coleguinha do lado, e é claro, rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria para nos proteger, mas respeitando a crença de cada um. A terceira lembrança, que me fez perceber que a docência vai muito além da sala de aula, quando um aluno chegou atrasado no dia da prova, e que, em um primeiro momento, expus uma atitude firme; mas reconsiderei ao saber, por outro colega, que ele havia trabalhado a noite toda em uma pizzaria, chegado de madrugada super cansado e que, realmente, não conseguiu acordar. Ele fez a prova em outro dia, não levou material nenhum, mesmo havendo inúmeros cálculos e sendo permitido levar um esquema básico; mas sabia tudo, extremamente inteligente e esforçado. Uma quarta lembrança, imensamente triste, ao saber do falecimento de um aluno, por acidente de carro, vindo à universidade. Este mesmo aluno, na semana anterior, havia em questionado o que o “Engenheiro Ambiental” faz; e eu apenas o respondi: “Espere pela aula de hoje, e, no final, me responda”. Passei um vídeo sobre todas as interfaces do saneamento básico no Brasil, suas esferas social, ambiental, econômica. No final, da aula, ele me respondeu: “Agora entendi, é isso o que realmente quero fazer”. E a última, juro, de uma aula, em que, no final, acabou a luz e continuei com a lanterna do celular. Foi algo tão marcante para os alunos que lembraram na formatura. Essas foram algumas histórias que se entrelaçam com a minha vivência indescritível na UFSM, campus Frederico Westphalen.