Em fevereiro de 2023, dá-se início à implementação do Observatório da Comunicação de Crise (OBCC), dispositivo institucional inédito no país dedicado aos seguintes temas: risco, crise, gestão de risco, gestão de crise e comunicação de crise – especificamente na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Pensado para ser um repositório de acesso público que contribua e inspire pesquisas acadêmicas, práticas profissionais, atividades em sala de aula e outros estudos, o OBCC é fruto da colaboração de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras (UFSM, UFRGS, USP, Cásper Líbero e Faccat) e portuguesas (UMinho e UBI).
O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) surge de uma lacuna no que se refere à memória, à historicidade e aos aprendizados oriundos de situações críticas, tendo dois objetivos principais: 1. Sistematizar o conhecimento produzido no Campo da Comunicação no que se refere a temas científicos como risco, crise, comunicação de crise, gestão de crise e comunicação de risco no âmbito das organizações (empresas, personalidades, marcas, instituições, ONGs, governos). Dessa forma, atua na direção de realizar o mapeamento contínuo da produção sobre os temas em livros, capítulos de livro, artigos em periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos, teses e dissertações, filmes, séries e documentários; 2. Monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações, através do acompanhamento das estratégias comunicacionais empreendidas, das práticas implementadas por profissionais da área nesse cenário e da observação dos desdobramentos midiáticos.
A partir disso, o observatório busca mapear pesquisas, monitorar cenários, categorizar os dados, analisar à luz do conhecimento científico tensionando com as teorias, e disponibilizar conteúdos de referência à sociedade. Assim, contribui para a popularização da Ciência, oferecendo conteúdo acessível e gratuito para o público numa única plataforma. Além disso, oferece subsídios para as práticas profissionais voltadas ao gerenciamento/à gestão de risco e crise no âmbito da comunicação organizacional. Do mesmo modo, vislumbra que o conhecimento disponível aqui se multiplique e se amplifique através da atuação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação em sala de aula. E, nesse sentido, também almeja dar visibilidade para a subárea de estudos em Comunicação de Crise, da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, contribuindo para a sua legitimação enquanto um campo de estudo sólido e robusto.
Para disponibilizar as informações e o conhecimento, o portal do OBCC está organizado em duas seções principais: Materiais para consulta (produção bibliográfica e acadêmico-científica: dissertações, teses e artigos; eventos, cursos, textos em sites/jornais/revistas, entrevistas, filmes, séries, podcasts e documentários, relatórios internacionais e links) e Notícias (artigos de opinião, análises de casos e acontecimentos atuais envolvendo situações de risco e crise).
Fazem parte da equipe do OBCC os seguintes pesquisadores: Prof. Dr. Jones Machado (UFSM/Coordenação-geral), Profª Drª Patrícia Milano Pérsigo (UFSM/Coordenação de Pesquisa), Profª Drª Daiane Scheid (UFSM/Coordenação de Monitoramento), Profª. Drª. Carolina Frazon Terra (Faculdade Cásper Líbero/Coordenação de Conteúdo), RP Dr. Jean Felipe Rossato (UFRGS/Coordenação de Comunicação), Acad. Francisco Ernesto Carvalho Soares (UFSM/Iniciação Científica). Figuram como conselheiros os seguintes professores: Profª Drª Andreia Athaydes (FACCAT), Profª Drª Gisela Gonçalves (UBI – Portugal), Prof. Me. João José Ferreira Forni (Comunicação & Crise), Prof. Dr. Jorge Duarte (USP/Embrapa), Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (USP), Profª Drª Marlene Regina Marchiori (UEL), Prof. Dr. Paulo Nassar (USP/Aberje), Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS), Profª Drª Teresa Ruão (UMinho – Portugal), e Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (USP).
Serviço
Portal do Observatório da Comunicação de Crise https://www.ufsm.br/projetos/institucional/observatorio-crise
E-mail: observatorio.crise@ufsm.br
Linkedin: https://shre.ink/cHd5