O projeto de extensão intitulado como “Digitalização de Gravações Fonográficas Históricas”, foi iniciado no dia 10 de maio de 2021, e tem como seu coordenador o Professor Doutor Nilson E. de Souza Filho.
O projeto pretende transcrever suportes fonográficos com registros mecânicos. Busca-se médias fonográficas históricas com músicas nativas brasileiras, rituais indígenas, discursos ou sermões.
As principais atividades do projeto são a preservação dos suportes fonográficos, estudo e criação de técnicas não destrutivas para análises e digitalizações. Também auxilia museus, bibliotecas e pesquisadores nas áreas de antropologia, etnomusicologia e arquivologia. O mesmo já teve publicações na Revista Brasileira de Ensino de Física. E através do site você consegue ter acesso ao seminário do YouTube, que trata da preservação e recuperação do acervo musical de povos tradicionais brasileiros, registrado em cilindros de cera.
O projeto possui um edital por ano, o qual conta com quatro vagas, duas destas para alunos e duas para professores das áreas da computação e/ou multimeios.
Para mais informações acesse o link: https://www.evilsom.com/extensão