Hoje, 12 de abril, o EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais – lança o terceiro livro do grupo de pesquisa da UFSM, organizado pelos Profs. Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo. A obra, intitulada “Cases Inspiradores: comunicação na prática”, reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações.
O livro digital apresenta-se em três seções: 1. Comunicação Organizacional; 2. Comunicação e Pandemia; e 3. Universidade e Sociedade. Empresas familiares, Agências de turismo, Instituições de Ensino, Profissionais Autônomos, Assessoriais de Comunicação entre outras corporações relatam suas estratégias de comuicação na área de eventos, campanhas, projetos, assessoria, planejamento, marketing, mídias sociais digitais, estratégias, reputação, sustentabilidade, cultura, públicos, branding, comunicação interna, entre outros.
Os cases versam sobre inúmeras experiências profissionais e acadêmicas de jornalistas, publicitários e relações-públicas que atuam em empresas, instituições públicas e projetos de extensão ou institucionais. A fim de tensionar teoria e prática, ao final de cada case há um comentário teórico desenvolvido por pesquisadores convidados, como Carolina Terra, Wilson Bueno, Bianca Dreyer e Issaaf Karhawi. Além disso, as estudantes integrantes do grupo de pesquisa elaboraram um Desafio e um Exercício para cada um dos cases, tendo em vista que o livro é didático e pode ser usado como recurso pedagógico para professores de cursos superiores de comunicação social e suas habilitações.
O formato desta publicação é totalmente diferente das demais, trata-se de um formato digital interativo, em que o leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário. É possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios.
O livro “Cases Inspiradores: comunicação na prática” foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, será disponibilizado gratuitamente para download no site do EstratO através do link: https://www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes