No ano de 2022 a Universidade Federal de Santa Maria será a pioneira na adoção de um novo sistema de geração e registro documental na Universidade: o Diploma Digital. Trata-se de um projeto do governo federal que teve início no ano de 2018 e tem por objetivo a redução de custos, além de uma maior agilidade no procedimento de emissão de documento de comprovação de conclusão de cursos de graduação.
A tecnologia proporciona que os diplomas de cursos de graduação sejam gerados de forma digital, ou seja, o documento já “nasce” de forma digitalizada no sistema, não sendo necessário o seu arquivamento por um processo de escaneamento, por exemplo. Com a emissão e armazenamento integralmente digitais, o sistema evitará fraudes, ao reforçar a segurança para registro e geração dos diplomas.
Dessa forma, qualquer pessoa ou órgão interessado, como instituições responsáveis por editais de pós-graduação e organizações que realizam concursos públicos ou seleções para postos de trabalho, poderão consultar a veracidade dos diplomas apresentados pelos candidatos.
Além de desburocratizar e padronizar o processo nas instituições de ensino superior, o sistema proporcionará mais economia de tempo e custo do serviço. Desde 2018, o Ministério da Educação (MEC) vem promovendo ações para fomentar o desenvolvimento do sistema de validação nacional do diploma digital, em ambiente com segurança garantida.
A tecnologia utiliza assinaturas com certificação digital e carimbo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais. A emissão do diploma nato digital tem a mesma validade jurídica do documento físico, gerado em papel.
O primeiro diploma digital emitido pela UFSM Campus de Frederico Westphalen foi da egressa de Engenharia Florestal, Eduarda Bandera, ela conta que: “É uma satisfação ter sido aluna de Engenharia Florestal pelo campus de Frederico Westphalen e ser a primeira estudante do campus a receber o Diploma Digital. Diante disso, acredito que o mesmo demonstra cada vez mais a evolução tecnológica nos mais diversos âmbitos, dentre esses, o acadêmico. Ainda, creio que a maneira digital facilita diversas situações, principalmente, para estudantes de outros estados.”
A iniciativa, na UFSM, envolveu o trabalho colaborativo de servidores de diversos órgãos da Universidade, como o Departamento de Arquivo Geral (DAG), o Centro de Processamento de Dados (CPD), vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), e a Coordenadoria de Registro e Matrícula (Corem) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Os procedimentos de solicitação de emissão de diplomas no Campus são realizados pelas coordenações dos cursos em conjunto com a Secretaria Unificada de Graduação (SUGRAD).
O Ministério da Educação mantém um site com as principais informações sobre o tema, em portal.mec.gov.br/diplomadigital. Nele, pode ser consultada a legislação que normatiza a iniciativa, bem como o histórico da implantação do sistema e seus detalhes técnicos. O validador para verificação da conformidade dos diplomas também já está disponível no portal.