Dia 08 de março é considerado do Dia Internacional da Mulher. A data histórica visa a reflexão a respeito da luta das mulheres por direitos e oportunidades desde o início do século 20. A Universidade Federal de Santa Maria está promovendo uma campanha, em seus sites e redes sociais, referente a data.
A UFSM-FW conversou com 3 mulheres que fizeram história no campus por serem pioneiras. Confira abaixo o relato:
Prof. Cláudia Herte de Morais – Departamento de Ciências da Comunicação
A Prof. Cláudia foi a 2ª mulher a assumir um departamento acadêmico da UFSM-FW. Sua primeira gestão à frente do Departamento de Ciências da Comunicação foi em 2007. A antecessora na chefia do departamento também foi uma mulher, a Prof. Rejane Pozzobon, atual professora da Faculdade de Comunicação Social da UFSM sede.
Nutricionista Caroline Maragon Dourado – Servidora Técnica
Caroline Dourado foi uma das primeiras servidoras técnicas a assumirem postos de trabalho no campus de Frederico. Caroline conta que junto com ela, em 2010, mais 4 mulheres assumiram cargos na UFSM-FW. Hoje, essas outras servidoras não estão mais vinculadas à UFSM-FW, mas seguem no serviço público na UFSM ou em outras universidade.
“Ser mulher no serviço público, e em especial na UFSM, é representar todas as mulheres que lutaram para que um dia tivéssemos essa oportunidade e privilégio. Sinto-me honrada e orgulhosa de trabalhar numa instituição de renome e de qualidade onde somos valorizadas como seres humanos e profissionais. Só tenho a agradecer pelos quase 10 anos que atuo como servidora nessa universidade, pelas experiências e conhecimentos adquiridos, amizades entre colegas e alunos, carinho e apoio da administração para desenvolver minhas atividades. Espero, ainda, que o trabalho da mulher seja cada vez mais reconhecido, valorizado e igualitário. Temos muito ainda para crescer, avançar e chegar ao topo da pirâmide do serviço público.”
Jordana Garcia – estudante de Relações Públicas da UFSM-FW
Jordana Garcia é estudante de Relações Públicas da UFSM-FW e coordenadora geral da Casa do Estudante da UFSM-FW. Segundo informações do Núcleo de Apoio Pedagógico do campus, das 8 gestões da Casa, 6 foram lideradas por mulheres.
“Ser coordenadora geral da Casa do Estudante Universitário IV foi uma grande experiência para mim. Antes de eu assumir o cargo, mulherrs já haviam passado na liderança e coordenação a casa. Quando eu assumi a coordenação geral, fiquei com receio por não conseguir atender as demandas da CEU IV e não entregar uma gestão que se determinou a levar em conta os pedidos de 72 moradores/estudantes. Como mulher, me sinto honrada por ter passado por essa experiência de extrema significância pois sei o quanto mulheres são cobradas duas vezes a mais que homens ao assumir cargos de liderança e adquirir respeito de um todo. Acredito que ao cumprir com objetivos junto de outras mulheres na gestão fez com que nos uníssemos para fazer o melhor diante tantos estudantes e mostrar que damos conta de qualquer desafio”.
—