Coordenados pelo professor Edison Cantarelli, os alunos do Programa de EducaçãoTutorial (PET) do curso de Engenharia Florestal, em parceria com as prefeituras da região estão identificando as árvores das praças públicas. Ao indicarem o nome cientifico, busca-se a criação de um elo entre a natureza e a comunidade.
A ação vem sendo desenvolvidas em diversos municípios com a ideia de identificar as árvores não só pelo seu nome comum, mas também pelo científico, para que toda a comunidade as conheça e reconheça. Na maioria das vezes, crianças e pessoas que passam pelas praças não dão a devida importância para a vegetação ali presente.
Segundo o professor Edison Cantarelli, a ação em parceria com a Prefeitura de Frederico Westphalen se iniciou pela praça da matriz, mas pretende-se continuar em demais áreas da cidade. “A ação analisou 69 árvores, que foram catalogadas e identificadas, então passamos para a prefeitura o nome comum e o cientifico para que fossem confeccionadas as placas para identificação”, afirmou o coordenador.
Já em outros municípios a realização do trabalho é realizado com escolas. Assim, as crianças poderão criar também este elo, demonstrando a importância dos estudantes conhecerem o nome da árvore, “por que assim como eles as plantas também gostam de serem chamadas por seu nome”, conforme o Cantarelli. Essa é a ideia: de aproximar o meio ambiente das pessoas através da educação ambiental.
Repórter: Ariel Stival
Produção da Agência da Hora em parceria com a Assessoria de Comunicação da UFSM-FW