Professores do Curso de Sistemas de Informação publicaram 10 e-books no ano de 2017
Publicado em
Os professores do curso de Sistemas de Informação, que atuam também no Curso de Licenciatura em Computação na modalidade de Educação a Distância, publicaram 10 e-books no ano de 2017. Algumas produções tem a parceria com professores de outras Instituições de Ensino Superior. A edição dos material é feita pela UAB (Universidade Aberta do Brasil) e pelo NTE/UFSM (Nùcleo de Tecnologia Educacional).
Os e-books fazem parte dos materiais didáticos digitais elaborados para o curso de Licenciatura em Computação, que é o primeiro curso na modalidade de EaD ofertado pelo campus de Frederico Westphalen.
Os e-books já em fase final de diagramação podem ser encontrados clicando aqui
Confira os nomes e autores dos 10 e-books lançados neste ano:
1. Lógica Matemática (autores: Cristiano Bertolini, Guilherme Bernardino da Cunha e Patrícia Rodrigues Fortes)
2. Metodologia da Aprendizagem em EaD (autores: Adriana Soares Pereira, Fábio José Parreira, Sidnei Renato Silveira e Sílvia de Castro Bertagnolli – IFRS)
3. Aplicativos Computacionais aplicados à Educação (autores: Fábio José Parreira, Sidnei Renato Silveira, Adriana Soares Pereira e Solange de Lurdes Pertile)
4. Informática Básica (autores: Guilherme Bernardino da Cunha, Ricardo Tombesi Macedo e Sidnei Renato Silveira)
5. Laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores (autores: Evandro Preuss, Ricardo Tombesi Macedo, Fábio José Parreira e Mateus Pelloso – IF Catarinense)
6. Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação (Sidnei Renato Silveira, Clenio Vianei Mazzonetto – URI, Ricardo Cocco – URI e Rosana Cristina Kohls – Universidade do Contestado)
7. Introdução a Algoritmos (autores: Fábio José Parreira, Sidnei Renato Silveira, Cristiano Bertolini e Rosane Beatriz Oliveira Severo)
8. Gestão Educacional (autores: Fernando Panno, Igor Senger e Sidnei Renato Silveira)
9. Matemática I (autores: Cristiano Bertolini, Guilherme Bernardino da Cunha, Mariza de Camargo e Patrícia Rodrigues Fortes)
10. Sistemas Operacionais (autores: Guilherme Bernardino da Cunha, Evandro Preuss e Ricardo Tombesi Macedo)
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.