Na tarde dessa quinta-feira, 25 de novembro, o Diretório Acadêmico de Florestal (DAEF) realizou a palestra “PANCS E FANCS: o sabor de uma nova onda”, que ocorreu na sala 09, do Bloco 01, na UFSM de Frederico Westphalen. A palestra abordou a evolução alimentar do ser humano e as novas dietas alimentares que estão sendo aderidas. O professor Dr. Guilherme Bordignon Ceolin, que mediou a palestra, fez o uso da Filosofia, da História e de grandes pensadores para explicar essa constante evolução que ocorre na sociedade e, consequentemente, na forma que o homem se alimenta.
A palestra, que reuniu acadêmicos de Engenharia Florestal, falou a respeito da importância de deixar o conservadorismo alimentar de lado, aderindo a dieta das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e dos Fungos Alimentícios Não Convencionais (FANCS). Além disso, o professor lembrou da capacidade dos seres humanos de ingerir e realizar a metabolização de diferentes classes alimentícias, o que faz do homem um ser onívoro. O palestrante completou que pelo fato de podermos consumir praticamente qualquer alimento e de nos alimentarmos em qualquer momento com bastante facilidade, somos seres com a possibilidade de adaptar a nossa dieta.
Com a proposta de trazer um conhecimento diferenciado para os acadêmicos, a respeito das plantas e fungos alimentícios não convencionais para a alimentação, o professor conseguiu prender a atenção dos acadêmicos ao abordar a evolução histórica e social pela qual a humanidade passou. Iniciativas como essa, que partem dos próprios acadêmicos da UFSM, são de grande importância para a formação de um profissional qualificado e comprometido com a sociedade.
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro