A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) vai apresentar à comunidade neste mês uma série de indicadores relativos ao processo de autoavaliação na UFSM. Divulgando os resultados do processo, a iniciativa torna público o trabalho das comissões de avaliação e estimula a participação da comunidade acadêmica, visando ao aumento dos índices de respostas aos questionários de autoavaliação.
O processo de autoavaliação na UFSM é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), com o apoio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Proplan. Tal processo busca, por meio dos resultados da autoavaliação, garantir que as mudanças trazidas pelo novo cenário na educação sejam contempladas no planejamento da gestão institucional.
A avaliação institucional, por meio da autoavaliação, serve para subsidiar a gestão universitária, inclusive para gerar projetos institucionais em várias áreas, que deverão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), qualificando a gestão universitária. O levantamento dos planos de ação nas unidades universitárias contribui para a verificação das necessidades da instituição como um todo.
A Resolução N° 009/2015 regulamentou, no âmbito da UFSM, a estrutura e o funcionamento da CPA. Ela foi motivada por exigência prevista na Lei N°10.861/2004 e trouxe, como atribuições da CPA, a condução dos processos internos de avaliação da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), bem como o dever de estabelecer as diretrizes para a constituição e o funcionamento, por unidade universitária, de subcomissões de avaliação setorial.
Como forma de promover o processo de avaliação na UFSM, a CPA realiza a Pesquisa de Autoavaliação desde 2008. Os resultados da pesquisa são trabalhados pelas CSA nas unidades universitárias a que estão vinculadas, cabendo a essas realizar as ações de divulgação junto a sua comunidade. A partir de 2014, a Coplai optou por apresentar os resultados da Pesquisa de Autoavaliação de forma Institucional, ou seja, desenvolvendo um trabalho de divulgação dos resultados da pesquisa a partir de publicações ao longo do semestre.
A partir da Pesquisa de Autoavaliação 2014, a Coplai apresenta a primeira publicação, que contém os índices de participação por segmento e unidade universitária (setor e curso), referente à modalidade presencial, utilizando os dados da pesquisa ocorrida entre os dias 20 de outubro e 23 de novembro de 2014.
Índices de participação:
Segmento Técnico-Administrativo em Educação
Segmento Discente de Ensino Médio/Técnico
Segmento Discente de Graduação
Segmento Discente de Pós-Graduação
A segunda publicação, prevista para ser disponibilizada ainda no mês de agosto, contemplará a participação da comunidade universitária na modalidade de ensino a distância.
Como terceira publicação, prevista para a primeira quinzena de setembro, a Coplai vai apresentar à comunidade universitária os resultados referentes às porcentagens de respostas em cada questão aplicada, bem como a análise qualitativa. Os resultados serão disponibilizados por segmento dentro de cada unidade universitária.
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro
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