O artigo entitulado “Guardiões da agrobiodiversidade: estratégias e desafios locais para o uso e conservação das sementes crioulas” foi uma produção vinculada na edição de maio de 2014 da AS-PTA, sediada no Rio de Janeiro. Elaborado de forma interdisciplinar, teve como objetivo dar visibilidade às ações de inclusão social e produtiva, fomentando a participação de vários atores sociais, entidades de pesquisa e parceiros envolvidos em prol da promoção do desenvolvimento rural sustentável.
A produção aproxima-se e articula-se, academicamente, dentro do campo da comunicação, através das atividades de assessoria de comunicação prestadas nas diversas etapas da realização dos eventos, na produção de materiais institucionais e nos relacionados constituídos pela colaboração de Eder Paulo Pandolfo junto à Associação dos Agricultores de Tenente Portela (AGABIO) e sob a perspectiva da comunicação comunitária e suas contribuições para o desenvolvimento de práticas de relações públicas no terceiro setor.
De acordo com Pandolfo, “a participação em atividades de assessoria de comunicação no meio rural foi e é fundamental para dar visibilidade a esse público, através da valorização de seu modo de vida, da contribuição para produção de alimentos saudáveis e de suas sociabilidades. Além disso, especialmente esse ano, por contribuir na divulgação do Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena”, salienta.
Participaram da elaboração do artigo: Marcos Cesar Pandolfo (Departamento de Desenvolvimento Rural de Tenente Portela), José Manuel Palazuelos Ballivián (Assessor do COMIN), José Cleber Dias de Souza (Representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA) e Silmara Patrícia Cassol (Extensionista da EMATER/RS-Ascar)
Mais informações sobre a publicação, acesse: http://aspta.org.br/revista/v11-n1-sementes-da-diversidade-a-identidade-e-o-futuro-da-agricultura-familiar
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro