Na última semana de novembro foi concluída a ação “SEJA UFSM/FW Nos Itinerários do Ensino Médio: Compartilhando Saberes”, do ano de 2024. A iniciativa, que teve início em maio deste ano, proporcionou a mais de 500 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas das cidades de Frederico Westphalen (Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiarajú e Escola Estadual Técnica José Cañellas), Seberi (Instituto Estadual de Educação Madre Teresa), Palmitinho (Instituto Estadual de Educação 22 de Maio) e Caiçara (Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro), a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras de ensino e aprofundar seus conhecimentos em diversos temas.
A ação, capitaneada pelo Projeto SEJA UFSM/FW em 2024, consistiu na realização de três atividades diversas em cada uma das 22 turmas de terceiro ano das escolas e fortaleceu ainda mais a relação entre o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) e as escolas Públicas de Ensino Médio participantes das atividades. A equipe executora da ação contou com 18 professores, 10 técnicos administrativos e 3 bolsistas estudantes de graduação da UFSM/FW. Estes participaram na linha de frente da organização e realização das oficinas, palestras e minicursos personalizados, abordando os itinerários formativos escolhidos por cada turma, promovendo uma interação ainda mais intensa entre estudantes do Ensino Médio e a UFSM.
A ação iniciou em maio na Escola 20 de Setembro de Caiçara e foi encerrada na Escola 22 de Maio, em Palmitinho, com as oficinas: “Cultura empreendedora, o empreendedorismo como inserção social e geração de emprego e renda, empreendedorismo social” e “Matemática usando Tecnologias”, ministradas pelas professoras Fabiana da Costa Pereira e Patrícia Fortes/Mariza de Camargo, respectivamente. Durante a ação foram realizadas mais de três dezenas de atividades envolvendo temas variados que aproximavam as pesquisas e as áreas do conhecimento presentes na Universidade com as temáticas escolhidas pelos estudantes nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio gaúcho. Temas como: Educação midiática e meio ambiente; Produtos das abelhas: Apiterapia; Nutrição, Saúde e Risco Alimentar; Nutrição, Emergência climática e decênio decisivo; Linguagens Digitais: Introdução à Fotografia; Atividades orientadas em Tecnologia: produção de Podcast; Meu resíduo, minha responsabilidade; Atitudes empreendedoras também foram debatidos, dentre outros.
A ação foi celebrada pelas escolas e pelos servidores envolvidos como um marco na aproximação entre Universidade e Educação Básica. Além disso, a iniciativa demonstrou a importância de conectar a teoria à prática, estimulando a curiosidade dos estudantes e despertando vocações.
Segundo o vice-coordenador do Projeto SEJA UFSM/FW, o servidor Ricardo Cocco, a ação buscou promover, consolidar e ampliar práticas de integração, aproximação, compartilhamento de saberes e a presença efetiva da UFSM/FW nas escolas de Ensino Médio dos municípios do entorno da Universidade, e a sua comunidade. “A intenção norteadora dessas atividades foi de estabelecer um estreito diálogo das demandas e interesses dos estudantes com os saberes produzidos na Universidade. Essa presença efetiva da Universidade nas escolas não se resumiu na apresentação ou divulgação das oportunidades oferecidas de formação na instituição, mas estabeleceu um processo de compartilhamento de saberes e conhecimentos produzidos na Universidade em consonância com os interesses dos estudantes de Ensino Médio da Região refletidos nas escolhas dos Itinerários formativos”.
Para a coordenadora do Projeto, servidora Gracieli Fernandes, ações desta natureza “são fundamentais para estreitar e fortalecer laços com as escolas de Ensino Médio da região, na medida em que proporcionam oportunidades de aprendizado, de trocas de saberes e a possibilidade de os alunos visualizarem, na prática, as pesquisas e descobertas realizadas dentro do ambiente universitário. Nosso papel enquanto disseminadores de conhecimento, é fazer com que esse conhecimento chegue até os alunos, impactando-os de forma positiva”.
O projeto SEJA UFSM/FW planeja para o ano letivo seguinte fortalecer ainda mais a parceria com as escolas da região, buscando sempre oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os estudantes.