Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Campus da UFSM em Frederico Westphalen comemora 18 anos de história

No dia 16 de outubro de 2024, o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) comemora seus 18 anos de criação. A UFSM chegou em Frederico com o objetivo de levar o Ensino Superior gratuito e de qualidade para o interior gaúcho. Ao longo dessa jornada, foram formados mais de 1900 profissionais nos Cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação e 172 profissionais nos Mestrados em Agronomia – Agricultura e Ambiente e, Ciência e Tecnologia Ambiental.

Para celebrar os 18 anos de história, a UFSM/FW preparou uma programação especial, com eventos que acontecerão nos dias 13 e 16 de outubro. No dia 13 de outubro, às 16h, na Catedral Santo Antônio de Frederico Westphalen, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com o tema “Orquestrando pelo Rio Grande”, com a regência do maestro João Batista Sartor. Serão apresentados os dois primeiros movimentos da 9ª sinfonía de Beethoven. Após, o programa segue com a apresentação das danças do Balé Estância, do compositor argentino Alberto Ginastera, e do Danzón Nº 2, do mexicano Arturo Márquez.

No dia 16 de outubro, às 9h30min, no Hall do Prédio Principal da UFSM/FW, será realizada a divulgação dos textos classificados no Concurso Literário – 2024 “As lembranças que eu tenho da UFSM/FW”. O Concurso foi promovido pela Comissão Setorial de Cultura e Arte e objetiva conhecer histórias e celebrar os momentos vivenciados na Instituição, fortalecendo os laços existentes com as pessoas que dela fazem parte ou que por ela passaram. Busca, ainda, oportunizar o reconhecimento de talentos da comunidade universitária e, por meio dos textos publicados, revelar à comunidade em geral o universo da UFSM/FW.

Também no dia 16 de outubro, às 10h, no Hall do Prédio Principal, ocorrerá a apresentação do espetáculo “Danças populares no coração do Rio Grande” pelo grupo Mojubá, sob a direção do professor do curso de Dança-Licenciatura da UFSM Jessé da Cruz e promoção da SEDUFSM. A apresentação do espetáculo se desenvolve a partir de elementos culturais das matrizes indígenas e afro-brasileiras, objetivando dar visibilidade a essas manifestações, contribuindo para sua valorização.

A Direção do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen convida a comunidade acadêmica para participar das Atividades de Comemoração dos 18 Anos da UFSM/FW! Vida longa à UFSM/FW!