UFSM oferta 100 vagas em licenciatura intercultural indígena no campus Frederico Westphalen

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Programa Parfor Equidade, está com inscrições abertas para ingresso no curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Campus Frederico Westphalen.

São ofertadas 100 vagas para ingresso no segundo semestre de 2024. As inscrições gratuitas seguem até 19 de agosto e podem ser feitas pelo acesso ao Edital 060/2024 no site ufsm.br/prograd.

As vagas do edital estão organizadas em dois grupos:

Grupo I (50 vagas) – para professoras e professores indígenas da rede pública da educação básica (EB) e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada; e

Grupo II (50 vagas) – para oito modalidades de cota (destinadas a quem cursou o Ensino Médio integralmente em escola pública) e para a Ampla Concorrência (para quem não se enquadra no Sistema de Cotas ou quem não deseja participar da seleção por meio delas).

Para o Grupo I, a seleção utilizará a análise curricular para a classificação das pessoas inscritas. A análise vai pontuar o tempo de atuação docente na educação básica e a apresentação de autodeclaração étnico-racial indígena indicando pertencimento à etnia Kaingang, conforme modelo disponível no edital.

Para o Grupo II, a seleção será realizada pelas notas finais do 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. Para quem concluiu o Ensino Médio via ENCCEJA ou utilizar o Enem, a seleção considerará as notas de Linguagens e Matemática, conforme o comprovante anexado no momento da inscrição. Também será pontuada a apresentação de autodeclaração étnico-racial indígena indicando pertencimento à etnia Kaingang, conforme modelo disponível no edital.

SOBRE O CURSO – A graduação presencial Licenciatura Intercultural Indígena – Campus Frederico Westphalen terá a duração de oito semestres e será ofertada em regime de alternância, ou seja, serão realizadas aulas na UFSM Campus de Frederico Westphalen, nos turnos da noite e aos sábados pela manhã e tarde (em alguns momentos). As aulas também serão ministradas em escolas dos territórios indígenas Kaingang dos acadêmicos do curso.

Durante a vigência do curso, cada estudante indígena, pardo, preto, quilombola e das populações do campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da educação especial, regularmente matriculado(a) em curso do Parfor Equidade, em conformidade com as regras do item 11 do edital, receberá uma bolsa mensal de setecentos reais.

RECOMENDAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO – Antes do acesso ao Painel do Candidato para realização da inscrição, a Prograd recomenda aos(às) candidatos(as) a separação e digitalização prévia de toda a documentação solicitada, bem como a leitura atenta do Edital 060/2024 na íntegra, o qual está disponível no site ufsm.br/prograd

No momento da inscrição, as pessoas interessadas devem preencher o Questionário Socioeconômico com cuidado, pois as informações socioeconômicas, sobre etnia e sobre deficiência serão usadas para definir as cotas em que os candidatos concorrerão às vagas.

As pessoas classificadas deverão, no momento da confirmação de vaga e matrícula, comprovar as condições declaradas perante a Comissão de Ingresso Acadêmico da UFSM, seja pelo envio correto dos documentos, seja por entrevista por webconferência, dependendo da cota em que forem enquadradas, sob risco de perda da vaga.

O QUE É O PARFOR EQUIDADE? O Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica tem por objetivo formar professores(as) em licenciaturas específicas. O PARFOR Equidade atende as redes públicas de educação básica e as redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e educação bilíngue de pessoas surdas.

Dúvidas sobre a inscrição podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Dúvidas sobre as bolsas, organização do curso e currículo podem ser enviadas ao e-mail parfor.equidade@ufsm.br

Texto: Prograd

Reprodução: UFSM