Casa Verônica e UFSM Frederico Westphalen realizam ações de enfrentamento às violências no ambiente acadêmico

O Espaço Multiprofissional Casa Verônica, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos e à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, com apoio do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM FW) realizam, nesta quarta, 14, o evento “Escutar e Falar: assédios e violências de gênero no ambiente acadêmico”. As ações acontecem no campus, a partir das 12h, e são abertas a toda a comunidade acadêmica.

Às 12h, as profissionais da Casa Verônica realizarão um roda de conversa com estudantes do campus, debatendo sobre como as violências de gênero se manifestam nas relações, formas de identificação dessas violações e como a UFSM atua no enfrentamento e auxílio das pessoas que passam por esses traumas no meio universitário. A conversa será conduzida pela psicóloga Fernanda Alves e pelo assistente social Ricardo de Felippe.
Já às 14h acontece o lançamento local da campanha MEDUSAS: UFSM sem assédio, desenvolvida pela equipe de comunicação da Casa Verônica. A iniciativa busca fomentar a discussão sobre as violências e como procurar auxílio na Instituição. Por fim, a partir das 17h, estudantes, servidoras/es e terceirizadas/os do campus terão um momento para conversas individuais com as profissionais da Casa, para que possam apresentar questões pontuais e receber eventuais encaminhamentos. O evento Escutar e Falar integra os esforços da Casa Verônica e da UFSM para a construção de um ambiente universitário mais plural, acolhedor e seguro para toda a comunidade acadêmica. Além do campus de Frederico Westphalen, o campus de Palmeira das Missões também receberá o evento na quinta, 25.

Sobre a Casa Verônica UFSM
Fundado a partir da Política de Igualdade de Gênero da UFSM, o Espaço Multiprofissional Casa Verônica é um centro de referência para questões de gênero e combate às violências na UFSM. Atualmente, o setor conta com profissionais da psicologia, assistência social, direito, comunicação e administração.
Todas as ações estão disponíveis para servidoras/es, estudantes e terceirizadas/os da Universidade, dos quatro campi da UFSM. Para saber mais sobre, basta acessar ufsm.br/casaveronica ou as redes sociais do Espaço.