O e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas”, comemorativo ao primeiro ano de implementação do Observatório da Comunicação de Crise (OBCC), está sendo lançado hoje e encontra-se disponível para download gratuito no portal do OBCC. O livro é composto pelos principais conteúdos publicados no portal e organizados pelo Prof. Dr. Jones Machado, Coordenador-Geral do OBCC.
Trata-se de dez entrevistas e vinte artigos de opinião de especialistas: professores universitários, pesquisadores, consultores em gestão de crise e gestores de empresas de comunicação. Dentre os temas abordados pelos autores e entrevistados estão inteligência artificial, cobertura midiática, media training, reputação, diversidade, visibilidade, entre outras interfaces relacionadas aos assuntos-chave do Observatório: risco, crise e comunicação.
A comunicação tem papel essencial no processo de gestão e gerenciamento de riscos e de crises. É ela, juntamente com setores específicos das organizações (compliance, gestão de riscos, governança, segurança do trabalho, e outros), que se revelam competentes para a prevenção, por dar a conhecer, pela transparência e pela mitigação dos danos, evitando mortes, desgastes de reputação e imagem, ainda mais prejuízos e crises em série. Para Timothy Coombs (2010, p.25), “A comunicação é a essência da gestão de crises. Uma crise ou ameaça de crise cria uma necessidade de informação. Através da comunicação, as informações são coletadas, processadas em conhecimento e compartilhadas com outras pessoas. A comunicação é crítica em todo o processo de gestão de crises”. No entanto, muitas vezes a comunicação é negligenciada, pois além de não existir a cultura de gestão de crises no Brasil, as práticas de comunicação de crise são igualmente relegadas.
Em face desse cenário, o e-book tem o objetivo de fomentar, propagar e fortalecer a cultura da prevenção e da gestão de riscos e de crises no Brasil a partir da circulação do conhecimento. A obra conta com o prefácio da Profª Drª Andréia Silveira Athaydes (UFSM), Coordenadora do Latin American Communication Monitor no Brasil. Para ela, “Para os que já atuam na temática, a obra propicia a reflexão sobre o seu “fazer” a fim de qualificar e aprofundar o conhecimento sobre o tema. Afinal, a crise é excelente para nos transformarmos em pessoas e organizações melhores”.
Link para download: https://ufsm.br/r-880-292