Preocupados com o alerta da Defesa Civil sobre o ciclone extratropical, a gestão da UFSM questionou o especialista, professor Vagner Anabor, que informou que a cidade de Santa Maria, assim como as cidades em que a UFSM possui campi (Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul) estão fora de perigo.
Segundo a análise meteorológica do Grupo de Modelagem Atmosférica da UFSM, válida para Santa Maria nesta quinta-feira, 13:
O ciclone extratropical que se formou no estado do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 12, provocou um volume de chuva de mais de 80mm em várias localidades. Em Santa Maria, a chuva acumulada entre a quarta e quinta-feira esteve entre 70-90mm/24h.
No período da madrugada de quinta-feria, 13, o ciclone se intensifica e se afasta para faixa litorânea, onde ainda pode provocar estragos.
Na região Centro ainda poderemos ter ventos fortes na madrugada, mas a tendência para quinta-feira é de estabilização das condições atmosféricas. No decorrer da manhã de quinta-feria o vento diminui significativamente, permanecendo apenas uma cobertura de nuvens baixas e a possibilidade de chuviscos isolados. O avanço da massa de ar frio deve provocar a queda acentuada da temperatura. A temperatura máxima prevista é de 11ºC.
A previsão para sexta-feira é de sol entre nuvens e temperaturas máxima de 10ºC.
Esta também é a tendência para os demais campi da UFSM.
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor e da Vice-reitora da UFSM