Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segunda Aula Inaugural do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSM/FW acontece em Redentora



Aula Inaugural ocorreu na Terra Indígena Guarita de Redentora (RS) e contou com uma apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Antônio Kasin Mig.

Aconteceu, na manhã de sábado (29), a segunda Aula Inaugural do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (via PARFOR Equidade) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), na Terra Indígena Guarita, no município de Redentora (RS). Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do curso, os professores e as disciplinas ofertadas durante a graduação.

A abertura da Aula Inaugural contou com uma apresentação cultural, realizada pelos alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Antônio Kasin Mig. Em seguida, a coordenadora, professora Aline Ferrão Custódio Passini,  alguns professores do curso e as autoridades presentes recepcionaram os alunos e ressaltaram a importância da graduação da UFSM/FW para os povos indígenas e para a formação de professores indígenas, destacando o marco histórico que o curso representa para a comunidade Kaingang. O encerramento da Aula Inaugural foi marcado por um momento de confraternização e integração entre alunos e professores.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Passo Fundo, Maria Inês de Freitas, o Cacique da Terra Indígena Guarita, Valdonês Joaquim, e o Vice-cacique Joel Ribeiro de Freitas. Compareceram também o Vice-prefeito de Redentora, Paulo Gonzatto, o Secretário dos Povos Indígenas do município, Joel Fortunato, e Mariluce Trindade, que representou o Secretário de Educação de Redentora, além de outras autoridades locais e regionais.

A implementação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena para a comunidade Kaingang é o marco do diálogo e amadurecimento da universidade no entendimento de sua responsabilidade educacional, política e social para construir uma sociedade baseada na existência de múltiplas culturas. A graduação tem duração de oito semestres letivos e é ofertada em regime de alternância, ou seja, são realizadas aulas nas terras indígenas Kaingang de Iraí, Redentora, Muliterno e Inhacorá, e no Campus da UFSM/FW, para os 100 acadêmicos matriculados no curso.

Texto e fotos: Aline Eduarda Iora, estudante de Relações Públicas e bolsista da Assessoria de Comunicação

Edição: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-12589

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.