Na tarde desta sexta-feira, 06, ocorreu a formatura dos alunos do projeto “Ressocializar: um ato de amor”. O projeto vinha realizando oficinas mensais para pessoas em situação de cárcere no Presídio Estadual de Frederico Westphalen, e teve seu encerramento após 07 meses de ações.
O projeto “Ressocializar: um ato de amor” é uma realização do Projeto de Extensão Comunicare RP, aprovada em edital junto ao Observatório de Direitos Humanos (ODH/UFSM), vinculado ao grupo temático de extensão prisional. O projeto teve como objetivo motivar os apenados às boas práticas em sociedade, resgatando sua dignidade e autoestima por conta do engajamento nas ações propostas, permitindo que se percebam e sejam vistos como parte da sociedade. O projeto visava também a remição da pena ao participarem das ações, além de uma mudança em suas condutas iniciando antes da saída da prisão.
A principal ação do projeto foi a realização de oficinas mensalmente, com assuntos que acrescentam principalmente no contexto profissional, como escrita do currículo, recepção em empresas e eventos, entrevista de emprego e dicção, oratória e desinibição, excelência em atendimento e Inteligência Artificial e as novas relações de trabalho. No período de junho até novembro de 2024, teve um número total de 195 participantes, com a maioria participando de todos os cursos, além de ter uma grande adesão comparando com a quantidade total de apenados do presídio.
A formatura ocorreu no presídio, que contou com a presença da coordenadora do projeto, a professora doutora Lana D’Ávila Campanella, A Técnica em Assuntos Educacionais do Observatório de Direitos Humanos, Rone Maria Rachele, o Diretor do Presídio Estadual de Frederico Westphalen, Gabriel Guidini Camargo e a Técnica Superior Penitenciário Assistente Social Nádia Regina Wacheleski. Na formatura, foi entregue os certificados das oficinas para os alunos, que irá contabilizar para a remição da pena.