No próximo domingo, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria fará uma apresentação em Frederico Westphalen em comemoração aos 18 anos do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW). O Concerto será realizado na Catedral Santo Antônio e leva o título de “Orquestrando pelo Rio Grande”, com a regência do maestro João Batista Sartor. Serão apresentados os dois primeiros movimentos da 9ª sinfonia de Beethoven – obra que a orquestra tocou na íntegra no final do mês de setembro, em dois concertos realizados juntamente com a Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após, o programa segue com a apresentação das danças do Balé Estância, do compositor argentino Alberto Ginastera, e do Danzón Nº 2, do mexicano Arturo Márquez.
O espetáculo será no dia 13 de outubro, às 16h, na Catedral Santo Antônio de Frederico Westphalen. O público poderá assistir ao espetáculo gratuitamente. Contudo, como se aproxima o Dia das Crianças, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria solicita a doação de brinquedos momentos antes da apresentação.
A Orquestra Sinfônica de Santa Maria é uma orquestra escola vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM e desenvolve atividades de ensino e extensão acadêmica, em parceria com os Cursos de Música da instituição. A Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria apoia e realiza inserções didáticas nas comunidades da região central do Estado. Para a realização deste concerto, a Orquestra conta com o apoio do Campus da UFSM/FW e da prefeitura de Frederico Westphalen.