Campus de Frederico Westphalen mobiliza-se em auxílio às vítimas das enchentes

O Campus da UFSM em Frederico Westphalen, em parceria com empresas e entidades locais, busca arrecadar materiais escolares que serão destinados às crianças e adolescentes vítimas do desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul. Além dos tradicionais lápis, borracha e caderno, outro material que pode ser doado são calças jeans, que serão utilizadas para a confecção de estojos por professores e servidores da universidade. Também podem ser doados brinquedos e livros de colorir.

A universidade também realizou doação de alimentos, com seis mil bolachas feitas por professores, técnicos e alunos para o município de Roca Sales, no Vale do Taquari. A primeira leva com duas mil unidades foi distribuída entre os dias 13 e 17 de maio. Já a segunda, com quatro mil, foi entregue em parceria com a Garupa, empresa de transportes por aplicativo, nos dias 25 e 26.

Os doces destinados à população de Roca Sales continham mensagens de carinho e solidariedade que foram respondidas com vídeos da entrega e depoimento dos destinatários. “Foi uma ação simples, mas realizada com muito carinho e que nos alegrou muito”, destaca a docente.

Campus unido com a cidade de Frederico Westphalen

As fortes chuvas do mês de maio também afetaram Frederico Westphalen, que teve rodovias danificadas e também registrou perdas na produção agrícola. Apesar disso, a mobilização da população, poder público e da universidade foi para auxiliar municípios que passaram por maiores dificuldades. Os pontos de coleta para doações instalados na cidade contaram com a participação de diversos alunos da UFSM, que auxiliaram na triagem dos donativos. O transporte dos estudantes foi feito pela universidade.

O campus também se transformou em uma fábrica de utensílios para limpeza. O Departamento de Engenharia Florestal fabricou rodos de madeira para auxiliar no trabalho de limpeza, que foram distribuídos para Roca Sales e outras cidades severamente afetadas pela crise climática. Outra iniciativa nesse sentido é a parceria com a Reco Óleo, empresa de Horizontina, também localizada na região noroeste do estado, para a confecção de sabão em barra a partir da reutilização do óleo vegetal. O óleo foi arrecadado pela universidade em restaurantes do município. Mais de 500 litros de óleo foram arrecadados apenas no primeiro lote da campanha.

A Associação Atlética Acadêmica Milton Guerra (AAMG), da universidade, fez com que a solidariedade entrasse em quadra com um campeonato de futsal disputado por representantes do campus e outras instituições de ensino no dia 26 de maio. A competição foi além dos jogos nas categorias feminina e masculina. As equipes também competiam para conseguir o maior número de doações possível. Como resultado, foram arrecadados mais de 300 itens de higiene e 400 litros de água.

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Divulgação/UFSM Campus Frederico Westphalen

Edição: Lucas Casali

(Este texto é uma reprodução do site da UFSM, créditos acima)