Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campus da UFSM de Frederico Westphalen inaugura sala para promoção da Internacionalização



Oportunizar experiências de internacionalização a acadêmicos, professores e técnicos administrativos é um dos grandes objetivos da Universidade Federal de Santa Maria. Da mesma forma, receber estudantes e pesquisadores de outros países está no radar da instituição. Para que estes objetivos se concretizem, foi inaugurada, no dia 20 de junho, na UFSM Campus Frederico Westphalen a Sala do Comitê Descentralizado de Internacionalização (CoDInter). 

O Comitê, composto por servidores e acadêmicos, está ligado à Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e ao Comitê de Internacionalização (CoInter) da UFSM em Santa Maria e tem por objetivos: acompanhar a implementação de ações de internacionalização na unidade de ensino; coletar as demandas das unidades relativas à internacionalização para informar o Comitê de Internacionalização; aproximar a comunidade educativa do Campus das ações de Internacionalização realizadas pela SAI e contribuir para a criação de um ambiente mais internacionalizado para os estudantes, técnicos administrativos e professores. 

A Sala do CoDInter, localizada no prédio principal da instituição, servirá de referência para as ações de internacionalização no Campus, espaço de tira-dúvidas e divulgação de oportunidades de intercâmbio internacional. Segundo o servidor Ricardo Cocco, vice-presidente do CoDinter, nos últimos 10 anos, 39 acadêmicos e 40 servidores da UFSM/FW realizaram intercâmbios internacionais para diversos países dos 5 continentes. O grande desafio, segundo ele, é ampliar as oportunidades de experiências internacionais para a comunidade acadêmica, vivências estas que trazem qualificação para a formação dos estudantes além de intercâmbios culturais e científicos. Para a Vice-diretora do Campus da UFSM/FW, professora Eliane Pereira dos Santos, a disponibilidade do espaço por parte da gestão da instituição é uma forma de incentivar que mais estudantes e servidores tenham experiências internacionais em sua trajetória formativa, o que torna a instituição referência em qualidade no ensino superior e na pesquisa. 

Além dos estudantes e servidores que tem saído do país para realizar intercâmbios, o Campus tem recebido estudantes e professores de outras nações através de diversos convênios e programas de mobilidade, enriquecendo, em termos culturais, o ambiente universitário e promovendo o diálogo científico na instituição.

Texto: Ricardo Cocco, SUGRAD

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-11624

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes