Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM/FW realiza mobilização contra a crise climática na Praça de Frederico Westphalen 



Na última sexta-feira, 7, o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen, em parceria com o projeto institucional Grupo Agenda 2030, realizou a mobilização “Fridays For Future” (Sexta-feiras pelo futuro) na Praça da Matriz. A ação fazia parte do evento “Pensando Verde”, criado para promover uma reflexão sobre temas relacionados à sustentabilidade. Durante a última semana, o Pensando Verde levou palestras e rodas de conversa para todos os estudantes da UFSM/FW, visando a interação entre os diferentes cursos do Campus. 

Ao longo do dia, os estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária e os membros do grupo PET Engenharia Florestal realizaram uma intervenção com cartazes temáticos. A intenção foi realizar uma interação entre os cidadãos e os voluntários, trazendo informações sobre o meio ambiente, de forma gratuita e acessível. Também houve a entrega de mudas de plantas para aqueles que interagissem. Além dos estudantes, dos participantes do grupo e de professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Florestal, estavam presentes o Vice Prefeito do município, João Vendruscolo, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ricardo Giovenardi, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Leandro Mazzutti, um representante da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e o líder Kaingang, Salvador. 

A cidade de Frederico Westphalen possui ações regionais de preservação e manutenção do meio ambiente. Por exemplo, o programa Arboriza Frederico, que realiza a arborização em áreas e espaços públicos, definidas pelo Comitê Municipal de Arborização e Paisagismo (COMAP). Para tentar solucionar também o problema dos descartes irregulares, a prefeitura instalou ecopontos de coleta de vidro, fez campanhas de recolhimento de resíduos eletrônicos, resíduos de lâmpadas, de pneus e demais resíduos. 

Além do Arboriza Frederico, o município incorporou às escolas palestras sobre educação ambiental. Giovenardi conta que uma das prioridades da Secretaria do Meio Ambiente é a saúde da população frederiquense, que depende de um ambiente ecologicamente equilibrado. “Então, nós estamos trabalhando em vários contextos dentro do meio ambiente, dentro da saúde e dentro dos processos ecológicos, nós sabemos que o meio ambiente fica ecologicamente equilibrado ”, diz o Secretário. 

A preocupação com o tema também é pauta no Poder Legislativo de Frederico. Mazzutti pontua que cabe aos vereadores frederiquenses ouvir a população e os estudantes, para dialogar com  o Poder Executivo novas ações e políticas municipais de preservação do meio ambiente. “Então, cabe a nós ouvir a comunidade, ouvir vocês, estudantes também, nosso público em geral, principalmente o pessoal mais novo, que tem essas ideias, e ampliar o debate”, diz o Presidente. 

 

Movimento Fridays For Future e Grupo Agenda 2030

 

Pensando em realizar uma série de mobilizações para promover a consciência ambiental, o Grupo Agenda 2030 decidiu trazer na semana do Meio Ambiente o movimento “Fridays For Future”. Este movimento surgiu em agosto de 2018, sendo iniciado pela sueca Greta Thunberg, que na época tinha 15 anos. Indignada com a negligência estatal em relação à crise climática, Greta e um grupo de jovens começaram uma greve reivindicando uma postura adequada das autoridades suecas frente ao problema climático. A ação realizada pelos jovens desencadeou uma comoção nacional, de modo a fazer com que estudantes e ativistas se unissem em favor do meio ambiente. 

Nesse sentido, o Grupo Agenda 2030 se inspirou nas ações realizadas por Greta e seus companheiros para trazer um movimento de protesto global para a cidade de Frederico Westphalen. Este é o segundo ano em que o grupo promove o evento Pensando Verde, que até então só havia sido realizado no Campus da UFSM/FW. A iniciativa de conectar a universidade à comunidade frederiquense surgiu diante do cenário de crise climática pela qual o estado do Rio Grande do Sul foi duramente afetado. 

 

Texto: Beatriz Vieira, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-11597

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes