Projeto “Ressocializar: um ato de amor” realiza reunião no Presídio Estadual de Frederico Westphalen

Na terça-feira, 28 de maio, a Docente de Relações Públicas Lana D’Ávila Campanella e o aluno de Relações Públicas Carlos Henrique Bald realizaram uma visita ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen, para se reunir com o Diretor Gabriel Guidini Camargo, a Vice-Diretora Rovena Roos e com a Técnica Superior Penitenciário Assistente Social Nádia Regina Wacheleski. A reunião teve por objetivo alinhar oficinas e cursos oferecidos para cidadãos em situação de cárcere por meio da ação “Ressocializar: um ato de amor”, vinculado ao projeto de extensão Comunicare RP. Além desse alinhamento, durante a visita, a professora e o aluno puderam conhecer o espaço disponibilizado dentro do Presídio para a realização das oficinas e dos cursos.

Durante a reunião, foram apresentadas as ofertas propostas pela ação que foI aprovada pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH/UFSM), vinculado ao Grupo temático Extensão Prisional, que são projetos alinhados ao Convênio da UFSM com a SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários). A direção do Presídio de Frederico Westphalen aprovou a maioria dos cursos propostos e será ofertado inicialmente as oficinas: Entrevista de Emprego e Redação do Currículo e Dicção e Oratória, ambas ministradas por Lana Campanella, com possibilidade de oferta de outras oficinas ministradas por diferentes voluntários conforme demandado pelo público.

A ação também está vinculada a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04 – Educação e Qualidade: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

A ODH também aprovou para a ação, o transporte de carro oficial da UFSM até o presídio, junto com uma bolsa estudantil. A ação também conta com alunos voluntários veiculados ao Comunicare RP, que irão auxiliar nas demais funções, com a possibilidade de ministrar alguma oficina mediante preparação.

Texto: Carlos Bald, Bolsista da Ação Ressocializar: um ato de amor.