INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ESCRITA SERÃO TEMA DE EVENTO NA UFSM/FW

Nos dias 10, 19, 20 e 21 de junho, os projetos MovimentAção (Edital FIEn/2024) e Linguisteria promoverão o “Escrita Criativa e Inteligência Artificial: tecendo a escrita em rede”, que propõe  introduzir aos estudantes o universo da inteligência artificial generativa, enfatizando o uso dessa ferramenta para a produção de textos. Com esse objetivo, serão revisitados fundamentos da linguagem humana e aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial (IA), de modo a proporcionar uma experiência de escrita criativa com uso do ChatGPT.

O evento será organizado em três momentos: o pré-evento, no dia 10 de junho, às 18h30min., com a Profa. Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste, pesquisadora da área da linguística da Universidade de Passo Fundo (UPF). O tema abordado na palestra será “A linguagem humana na era da informação digital”. A Profa. Dra. Márcia Boabaid (UFSM/FW) fará a mediação.

No dia 19 de junho, às 13h30min., o Prof. Dr. Evandro Preuss, docente do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (UFSM/FW), apresentará uma reflexão sobre “As dimensões tecnológicas da produção textual com uso de Inteligência Artificial”. A palestra abordará algumas ferramentas para o uso de IA, bem como suas limitações.

Nos dias 19, 20 e 21 de junho, será realizada a oficina “Produção de texto com auxílio do ChatGPT”, com o objetivo de capacitar os participantes no uso da IA como um assistente para produção textual. Espera-se que no final da oficina os participantes sejam capazes de criar prompts (comandos) mais eficazes e adaptados às suas necessidades específicas.

O pré-evento e a oficina serão realizados de forma on-line. A INSCRIÇÃO É OBRIGATÓRIA e pode ser feita pelo link: https://forms.gle/ppuhGiCrjbSv6n2H7. SEM LIMITE DE INSCRITOS

SOBRE OS REALIZADORES:

O Projeto de Ensino “MovimentAção: Comunicação para a formação profissional e cidadã, por meio da Agência Experimental de Comunicação Íntegra”, busca promover a integração entre estudantes e docentes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen. A Agência Íntegra, que permite a articulação de ações de comunicação e experiências de trabalho em equipe, em  2024, está com ênfase em coworking e treinamentos na área de IA, com apoio do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn – edital 028/2024).

O Projeto de Extensão “Linguisteria” explora a intersecção entre Linguística e Psicanálise, com vista a refletir sobre a constituição do sujeito na e pela linguagem. Com essa finalidade, busca promover espaços de diálogo entre estudantes, professores e comunidade, socializando temas relacionados a leituras e escritas, bem como fomentando debates interdisciplinares que aprofundem a compreensão das relações entre linguagem, sujeito e sociedade.

SOBRE OS PALESTRANTES:

A Profa. Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste é pesquisadora e bolsista Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPQ, professora no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) com Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Fez pós-doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Professora/orientadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras, da UPF. Realiza estudos na área da Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, e Linguística do Texto, dedicando-se principalmente ao estudo dos seguintes temas: enunciação (teorias de Émile Benveniste), ensino de língua materna, abordando questões referentes ao ensino da leitura, da produção textual e da sintaxe.

O Prof. Dr. Luciano Monteiro é Linguista, Historiador das Ciências e Músico. Bacharel em Letras, habilitação Português-Literaturas pela UFRJ; licenciado em Letras, na mesma habilitação, pela UERJ; mestre em História das Ciências pela Fiocruz; doutor em Estudos da Linguagem pela UFF; com pós-doutorado em Língua, História e Sociedade pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Recebeu o Prêmio Capes de melhor tese de Linguística e Literatura em 2022. Atuou no ensino de português como língua estrangeira (PLE), língua de acolhimento (PLA) e na educação para jovens e adultos (EJA). Realiza oficinas de escrita criativa baseadas no método OuLiPo (tema de pesquisa atual). Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IOC/Fiocruz, músico da Cia. Folclórica do Rio – UFRJ e da Orquestra de Tambores Robertinho Silva e Carlos Negreiros.

O Prof. Dr. Evandro Preuss possui doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), graduação em Ciência da Computação e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Tecnologia da Informação do Campus de Frederico Westphalen e é coordenador do curso de Sistemas de Informação.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

DATAS: 10/06 (18h30min. – On-line), 19/06 (14h – Híbrido), 19, 20 e 21/06 (18h – On-line)

LOCAL DO EVENTO HÍBRIDO: Sala 19 – UFSM/FW

INSCRIÇÃO DA OFICINA: https://forms.gle/ppuhGiCrjbSv6n2H7