PROJETO SEJA UFSM/FW LANÇA AÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO

Na última terça-feira, dia 21 de maio, a equipe do projeto institucional SEJA UFSM/FW realizou o Lançamento da ação: UFSM/FW nos Itinerários do Ensino Médio: compartilhando saberes. A atividade foi realizada na escola 20 de Setembro em Caiçara-RS. A turma do terceiro ano da escola, que escolheu a temática Saúde, Cultura e Inclusão Social como itinerário formativo, teve a oportunidade de conhecer mais sobre a história do desenvolvimento das plantas e suas funções, além das características das plantas medicinais e sua importância para a saúde. A oficina foi dinamizada pelo servidor da UFSM/FW Gabriel Baraldi Volpi.

A ação UFSM/FW nos Itinerários se estenderá até dezembro e deverá realizar diversas atividades com turmas de terceiros anos do Ensino Médio das escolas públicas nos municípios de Frederico Westphalen, Seberi, Palmitinho e Caiçara. Professores e Técnicos Administrativos da UFSM/FW realizarão oficinas, palestras e minicursos abordando temas relacionados aos itinerários formativos escolhidos por cada turma. Além disso, com a ação os estudantes poderão conhecer mais sobre as pesquisas e atividades desenvolvidas na Universidade, além dos Cursos gratuitos oferecidos pelo Campus de Frederico Westphalen.

No ano de 2024, o projeto SEJA UFSM/FW também irá realizar outras duas ações, com o objetivo de compartilhar saberes e de divulgar a Universidade e os Cursos oferecidos nas escolas: 1) evento III Encontro com professores de Ensino Médio na UFSM/FW: aproximando escola e universidade, com o objetivo de receber os professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino médio, para que estes possam se capacitar, conhecer a universidade, os cursos de graduação e as informações sobre as formas de ingresso e permanência e, posteriormente, repassar aos alunos. O evento está agendado para 20 de agosto no Campus da UFSM em Frederico Westphalen; 2) evento Sou UFSM Seja Você Também, com o objetivo de receber os alunos das escolas de Ensino Médio na UFSM/FW e possibilitar que os mesmos conheçam a Universidade, os cursos ofertados, as oportunidades, formas de ingresso e reingresso. Esta atividade está agendada para o mês de outubro. As três ações têm o apoio da 20ª Coordenadoria Regional de Educação de Palmeira das Missões.

Texto: SEJA UFSM/FW